Folha de S. Paulo


Filme perdido dos Três Patetas é recuperado em edícula na Austrália

Um filme da trupe de comediantes conhecida no Brasil como Os Três Patetas foi encontrado numa edícula num jardim da Austrália. Acreditava-se que a obra tinha sido perdida num incêndio em 1967.

"Hello, Pop!", um curta-metragem de 17 minutos feito para a MGM em 1933, trazia os patetas junto de seu criador, Ted Healy. No incêndio que atingiu o cofre da MGM em 1967, o negativo do filme teria sido o único dos Três Patetas que não pôde ser salvo.

No fogo, também foi perdida a única cópia do filme mudo "London After Midnight", de Tod Browning.

No entanto, o colecionador de filmes Malcolm Smith, 78, encontrou um negativo de nitrato de "Hello, Pop!" em sua casa, no subúrbio de Sydney, enquanto arrumava seus itens.

Smith entrou em contato com o Vitaphone Project, organização americana especializada em preservar filmes, para restaurar "Hello, Pop!".

Os Três Patetas foram criados originalmente por Healy na década de 1920, num ato circense. Moe Howard foi o primeiro a ser chamado para participar do grupo, em 1922. Depois, o irmão de Moe, Shemp Howard, também entrou para o grupo em 1923 e, finalmente, Larry Fine se tornou o terceiro pateta dois anos depois.

O quarteto obteve sucesso imediato na Broadway e, em 1930, lançou seu primeiro filme, "De Cabo a Rabo".

Shemp deixou o grupo em 1932 e foi substituído por seu irmão, Curly. Depois de disputas judiciais entre Healy e os Patetas, eles assinaram contrato juntos para fazer uma série de cinco curtas para a MGM.

Em "Hello, Pop!", Healy interpreta um produtor que tenta montar um grande show, mas que é interrompido constantemente pelos Patetas.


Endereço da página: