Folha de S. Paulo


Música de 1971 dispara nas paradas ao ser tocada no final de 'Breaking Bad'

A música "Baby Blue", lançada em 1971 pela banda Badfinger, teve um aumento de 9.000% em suas execuções no serviço de streaming (transmissão on-line) Spotify, após ter sido usada no episódio final da série "Breaking Bad".

No iTunes americano, a música também subiu e está entre as 25 mais tocadas, e, na Amazon.com, ela se encontra atualmente na 58º posição.

Segundo a revista "Billboard", que monitora o mercado de singles, a canção obteve um aumento de 3.000% em suas vendas. O número de downloads da faixa nunca foi tão grande.

Vídeo

A canção, retirada do disco "Straight Up", foi tocada nas cenas finais e nos créditos do último episódio de "Breaking Bad" (que obteve mais de 10 milhões de espectadores nos Estados Unidos ). A letra lembra a relação entre o protagonista, o ex-professor de química e traficante Walter White, e seu "produto", metanfetamina azul.

Na época de seu lançamento, na década de 1970, "Baby Blue" chegou a figurar entre as músicas mais vendidas nos Estados Unidos durante seis semanas. Desde então, a canção não havia retornado às paradas.

O fenômeno de associação entre uma música e o final de uma série de TV não é inédito: em 2007, enquanto a música "Don't Stop Believin'" do Journey embalou os últimos momentos de Tony Soprano em "Família Soprano", os downloads da canção subiram 482%. A faixa havia sido lançada originalmente em 1981.


Endereço da página:

Links no texto: