Folha de S. Paulo


García Márquez vai a inauguração de boliche no México e mostra dedo para fotógrafo

O escritor colombiano Gabriel García Márquez, 85, fez neste domingo (29/9) uma rara aparição pública na Cidade do México, onde vive.

Ganhador do Nobel de Literatura em 1982, "Gabo" participou da inauguração de um centro de lazer, com boliche e salão de jogos, na capital mexicana.

Acompanhado da mulher, Mercedes, o escritor comeu um prato de espinafre e tomou uma taça de vinho antes de inaugurar o centro, segundo a agência de notícias Notimex.

Não foi informado o que motivou a ida de García Márquez à inauguração do boliche. Ele a a mulher estavam com o arquiteto que projetou o espaço, Daniel Feldman.

Nicoloas Tavira Notimex/AFP
Gabriel García Márquez durante a inauguração de um boliche na Cidade do México neste domingo
Gabriel García Márquez durante a inauguração de um boliche na Cidade do México neste domingo

Ainda segundo a Notimex, "Gabo" parecia animado e deu uma breve declaração: "Me sinto bem, a comida estava boa". Pelo relato da agência republicado por sites mexicanos, uma garota se aproximou do escritor com uma cópia de "Ninguém Escreve ao Coronel", pedindo que ele a autografasse, mas Gabo apenas acenou para a criança.

"Gabo" estendeu o dedo médio para um fotógrafo da Notimex que registrava sua presença no local --não está claro se o fez em tom de brincadeira ou se estava irritado. O diário mexicano "La Jornada" publicou a imagem em sua primeira página.

O autor de "Cem Anos de Solidão" e "Ninguém Escreve ao Coronel" sofre de demência senil, segundo revelou seu irmão Jaime no ano passado.

Na semana passada, um dos melhores amigos de "Gabo", o escritor colombiano Álvaro Mutis morreu na Cidade do México.

Veja a seguir o vídeo da participação de García Márquez no evento, publicado no canal da agência Notimex no Youtube:

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: