Folha de S. Paulo


Com show empolgante, italiano Jovanotti vira boa surpresa do Rock in Rio

Ter um repertório conhecido ajuda, mas, na ausência dele, um showman com talento e animação é capaz de conquistar a plateia e fazer um grande show. Foi isso que mostrou o italiano Lorenzo Jovanotti, escalado para abrir o palco Sunset na tarde deste sábado (21), ao lado da Orquestra Imperial.

Simpático e animado, Jovanotti entrou em cena com um terno escandalosamente colorido, saudando o público (pequeno, e com alguns compatriotas seus) numa mistura de português e italiano.

Com uma empolgação admirável --como se estivesse fechando o palco principal, e não abrindo o secundário--, o saltitante italiano fez piadas, improvisou versos em português, desceu para a plateia e a colocou para dançar com sua mistura de hip hop, funk, salsa e world music.

Após duas músicas do italiano, a Orquestra Imperial --com Nina Becker, Emanuelle Araújo, Duani e Moreno Veloso nos vocais-- entrou em cena baixando um tanto o ritmo, com "Lugar Comum" (Gilberto Gil / João Donato) e "Sem Compromisso" (Geraldo Pereira / Nelson Trigueiro).

Enquanto os brasileiros cantavam, Jovanotti arriscava uns improvisos quase imperceptíveis, por conta do baixo volume de seu microfone.

O expediente funcionaria melhor na dobradinha com o veterano sambista Wilson das Neves, na sua "O Samba É Meu Dom". "Quem diria, Wilson das Neves no Rock in Rio!", disse o sambista, agradecendo os aplausos.

Duani, que está com o mesmo visual de Tim Maia (a quem interpretará na cinebiografia que vem sendo produzida), aproveitou para cantar "Você", sempre uma boa canção para atiçar o coro do público.

Mas a verdade é que, mesmo apoiada em um repertório bem mais conhecido do público (teve ainda "Brasil Pandeiro" e "Me Deixe em Paz"), a Orquestra causou menos comoção do que Jovanotti e suas músicas que ninguém sabia cantar.
A certa altura o público chegou mesmo a gritar pedindo a volta do show do italiano, que ficou meio escanteado enquanto a banda brasileira atuava.

Seu retorno aos vocais, para encerrar o show com as boas "L'Obelico del Mondo" e "Popcorn", foi o outro ponto alto de uma apresentação que, em um horário melhor e sem outros acompanhantes, teria sido ainda mais memorável.

Jovanotti e Orquestra Imperial - set list

"Jovanotti Jam"
"Penso Positivo"
"Lugar Comum"
"Sem Compromisso"
O Samba É Meu Dom"
"Você"
"Brasil Pandeiro"
"Me Deixa Em Paz"
"L'Ombelico del Mondo"
"Popcorn"


Endereço da página:

Links no texto: