Folha de S. Paulo


Sobrevivente do grunge, Alice in Chains faz show pesado, mas lento

Mais pesada das bandas da geração grunge dos anos 1990, o Alice in Chains mostrou na noite desta quinta (19) que tem força suficiente (e um punhado de sucessos) para não fazer feio no dia do metal no Rock in Rio, preparando o palco Mundo para o show de encerramento, do Metallica.

Mas o peso da banda de Seattle (EUA) tem como subproduto uma certa lentidão em muitas canções --quando enfileiradas, elas acabam acorrentando o ritmo do show e esfriando o público.

Rob Zombie faz show divertido com visual de filme de terror
Com máscaras e letras satanistas, banda sueca Ghost é surpresa do festival
Sepultura faz metal-batucada com franceses do Tambours du Bronx

O repertório foi basicamente uma versão mais curta daquele apresentado em 2011, no festival SWU, em Paulínia (SP): 13 canções (contra 18 de então), quase metade delas saídas de "Dirt" (1992), o disco mais bem-sucedido da banda, incluindo as duas primeiras da noite, as boas "Them Bones" e "Dam that River".

A diferença da apresentação atual foi a presença de duas músicas do recém-lançado "The Devil Put Dinosaurs Here": a interessante "Hollow" (com um riff de guitarra feito para gritar "hey") e a esquecível "Stone".

"Olá, Rio, tudo bem? Muito bom estar de volta no Brasil. É uma grande honra tocar no Rock in Rio", disse o vocalista William DuVall, em português.

Tudo muito simpático, mas o que realmente teve efeito sobre a plateia foi "Man in the Box", o hit máximo da banda, que entrou na sequência.

Mais de duas décadas após seu lançamento, a música, que chegou a cansar de tanto que tocou (virando quase um estereótipo do grunge), mostrou força renovada, graças ao coro da plateia e à guitarra de Jerry Cantrell, o líder do quarteto.

O guitarrista, que faz a segunda voz em boa parte das canções (assim como o vocalista DuVall faz a segunda guitarra em algumas), apresentou seus companheiros atuais e homenageou o ex-vocalista e o ex-baixista, mortos em overdoses de drogas.

"Da última vez que estivemos aqui, estávamos com alguns irmãos que não estão mais conosco, mas que continuam em nossos corações. Essa música é para Layne Staley e Mike Starr", disse o Cantrell, antes de iniciar a quase-balada "Nutshell".

Atolada em seu próprio peso, a arrastada segunda metade do show deu uma desanimada na plateia. Somente a volta às canções mais conhecidas --com "Would?" e "Rooster"--, já no final, reinjetou algum ânimo no público. Mas, àquela altura, a maioria já estava pensando no Metallica.

*

Alice in Chains - set list

"Them Bones"
"Dam that River"
"Hollow"
"Check My Brain"
"Again"
"Man in the Box"
"Nutshell"
"Rain When I Die"
"We Die Young"
"Stone"
"Down in a Hole"
"Would?"
"Rooster"


Endereço da página:

Links no texto: