Folha de S. Paulo


Produção narra a brutalidade da Inquisição na América Latina

As torturas, perseguições e mortes promovidas pela Inquisição, da Igreja Católica, também se estenderam para a América Latina. É o que mostra o documentário "Inquisição", atração exibida nesta sexta-feira (20) no History.

O programa toma como ponto de partida a Inquisição espanhola, em que os alvos eram os judeus e novos católicos, acusados de ainda praticar secretamente seus credos.

Segundo o documentário, era preciso unificar a Espanha e a única forma de criar essa unidade seria por meio de uma religião única.

Divulgação
Programa mostra as torturas praticadas contra os hereges
Programa mostra as torturas praticadas contra os hereges

As notícias de uma América próspera e selvagem fez com que se criassem tribunais do Santo Ofício no México, Lima e Cartagena, entre 1569 e 1571, apoiados pela coroa espanhola.

Se no México maias e astecas foram perseguidos por seus costumes, em Lima o alvo foram luteranos e protestantes. Em Cartagena, a ameaça era a cultura afro trazida pelos escravos. Na América, judeus eram visados por suas riquezas.

"Inquisição" recupera essa história com reconstituições dramáticas e entrevistas com historiadores, religiosos e especialistas.

NA TV
Inquisição
Especial
QUANDO sexta-feira (20), às 22h
CLASSIFICAÇÃO não informada


Endereço da página: