Folha de S. Paulo


Cubano Silvio Rodríguez, que já teve música gravada por Chico, desafia censura do regime

Silvio Rodríguez, um dos mais conhecidos músicos cubanos e ardoroso defensor do regime comunista, desafiou a censura estatal ao convidar um colega recentemente punido para se apresentar com ele em dois shows no próximo fim de semana.

O jazzista Roberto Carcasses chocou as autoridades na semana passada ao defender eleições presidenciais diretas, liberdade de informação e tolerância a dissidentes, durante um megashow promovido pelo governo para exigir a devolução de quatro agentes cubanos condenados à prisão nos Estados Unidos 15 anos atrás.

O Ministério da Cultura, que controla casas de espetáculos e todos os estúdios fonográficos, proibiu que Carcasses e sua banda, a Interactivo, se apresentassem até segunda ordem em espaços públicos.

Rodríguez disse na terça-feira em seu blog, o Segunda Cita (Segundo Encontro), que convidou Carcasses para os próximos dois shows após saber da punição. "Não concordo com a sanção excessiva de impedir um músico de fazer seu trabalho", disse ele.

Logo depois da interferência de Rodríguez, funcionários do ministério se reuniram com Carcasses e com sua banda. Rodríguez disse na quarta-feira que a punição ao seu colega deve ser suspensa em breve.

A imprensa estatal não mencionou o assunto.

Alejandro Ernesto/Efe
O cantor e compositor cubano Silvio Rodríguez, que já teve sua canção 'Pequeña Serenata Diurna' gravada por Chico Buarque
O cantor e compositor cubano Silvio Rodríguez, que já teve sua canção 'Pequeña Serenata Diurna' gravada por Chico Buarque

Endereço da página:

Links no texto: