Folha de S. Paulo


Fãs de Beyoncé acampam para serem os primeiros no Rock in Rio

Tão regulares quanto a vinda de grandes artistas internacionais ao Brasil, os espectadores que acampam dias antes do show para serem os primeiros da fila já estão na área externa do Rock in Rio desde o último dia 7, quase uma semana antes do início do festival.

Fãs da cantora americana Beyoncé, principal estrela da abertura do festival, na sexta (13), os estudantes Hérika da Silva, 20, de Niterói (RJ), e Rodrigo Chaves, 15, de Cascadura (zona norte do Rio), foram os primeiros a chegar e estão acampados na entrada da Cidade do Rock desde o último sábado.

Beyoncé abre turnê brasileira com show impecável em Fortaleza
Ao som de João Gilberto, Beyoncé lança vídeo de divulgação de sua turnê no Brasil; veja

"É o primeiro show dela que eu vejo, então queria ficar bem lá na frente", diz Rodrigo, dono da barraca em que ele e Hérika dormem, acompanhados de mais duas amigas que também vão ao show.

Eles dizem ter comprado os ingressos logo no dia de abertura das vendas, em abril. A ideia de acampar surgiu depois, e enfrentou resistência dos pais.

"Minha mãe implicou bastante, porque achou que era perigoso, mas eu expliquei para ela que era tranquilo e ela liberou", diz Rodrigo.

Na verdade, passar as noites nos arredores da Cidade do Rock, um local ermo e pouco iluminado, na zona oeste do Rio, não é tão tranquilo, e os jovens sabem disso --não por acaso, deixaram os ingressos em casa e só vão pegá-los na véspera do show.

"Mas os seguranças nos oferecem ajuda, dormimos perto do portão de entrada para eles ficarem de olho", diz Hérika. A dupla diz ainda que a organização do evento também os ajudou, instalando dois banheiros químicos do lado de fora, próximos à barraca.

PM aumenta efetivo, proíbe mascarados e terá bloqueio antiprotesto no Rock in Rio
Público do Rock in Rio terá de usar ônibus para chegar aos shows

Mais do que a segurança, o principal problema dos acampados tem sido o sol inclemente que tem batido na área, desprovida de sombras. "De dia é bem complicado, por causa do sol forte. À noite é melhor, a gente ensaia coreografias e tira fotos", diz Rodrigo.

O hit "Crazy in Love", presença certa no repertório do show de Beyoncé, é a canção preferida dos amigos.

A espera de seis dias até a abertura dos portões --às 14h de sexta-- não será a última dificuldade do quarteto: uma vez garantido o lugar na fila do gargarejo, terão de esperar mais de dez horas em frente ao palco, já que Beyoncé só entra em cena à 0h05, segundo a programação oficial. Como a área mais próxima da grade é a que lota mais rapidamente (e não costuma esvaziar), deixar o lugar para ir ao banheiro ou para comprar comida e água promete ser tarefa ingrata.

"A gente já pensou num esquema: assim que entrarmos, dois vão para o palco guardar o lugar e os outros dois vão comprar água", disse Rodrigo.


Endereço da página:

Links no texto: