Folha de S. Paulo


Arcade Fire lança clipe interativo para 'Reflektor', single de novo disco

A banda indie canadense Arcade Fire lançou nesta segunda-feira (9) seu novo clipe, "Reflektor", primeiro single de seu próximo disco, que terá o mesmo título.

O vídeo é interativo e só pode ser visualizado em sua página oficial (www.justareflektor.com). Esse tipo de clipe não é novidade para a banda, que já fez projetos parecidos com "The Wilderness Downtown" e "Neon Bible".

No caso de "Reflektor", o espectador pode usar seu mouse, seu tablet ou seu smartphone para controlar os efeitos visuais do vídeo. O clipe transforma o espectador em espelho --o "refletor" que dá título à música--, com o uso do computador, celular ou tablet. .

É possível controlar movimentos do vídeo, ofuscar ou clarear imagens e criar feixes de luz com o celular. O clipe foi filmado no Haiti, país onde uma das vocalistas da banda, Régine Chassagne, cresceu.

Com autorização do espectador, a câmera de seu computador é ligada, mostrando sua própria imagem. Para conectar o celular (que deve ser um smartphone), é necessário digitar uma senha fornecida no site do clipe. O celular se transforma então em uma espécie de controle, que deve ter sua tela virada de frente à câmera do computador para que um funcione como espelho do outro. O site apenas funciona no Chrome, navegador do Google.

Reprodução
Imagem do novo clipe do Arcade Fire, 'Reflektor
Imagem do novo clipe do Arcade Fire, 'Reflektor'

O vídeo foi escrito, dirigido e produzido por Vincent Morrisset, colaborador de longa data da banda, e foi filmado em Jacmel, no Haiti.

Segundo o site oficial de "Reflektor", "a história acompanha uma jovem mulher que viaja entre seu mundo e o nosso".

Especula-se que o cantor David Bowie tenha gravado vocais para a música, mas não há confirmação oficial por parte do Arcade Fire de que isso tenha acontecido. Segundo o jornal britânico "The Sun", Bowie participou das gravações do disco.

O álbum, quarto de estúdio da carreira do grupo indie, sai em 29 de outubro.

DIREÇÃO

"Grande parte do que a gente vê do audiovisual na internet é uma transposição, para o on-line, daquilo que se fazia na TV. Iniciativas como esse videoclipe do Arcade Fire revertem esse processo, mostrando qual é a direção do audiovisual on-line", diz Giselle Beiguelman, midiartista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

"Você perde um pouco a noção se está numa obra de 'web art', se você está ouvindo uma música ou se está assistindo a um videoclipe. Essa mistura de fronteiras é muito bem-vinda. E o espectador, que não é mais espectador no sentido tradicional, tem que se engajar no processo para que ele seja diferente."


Endereço da página:

Links no texto: