Folha de S. Paulo


Tela de Van Gogh é 'descoberta' na Holanda após novas pesquisas

Uma tela desconhecida do impressionista holandês Vincent Van Gogh, morto em 1890, veio à tona nesta segunda-feira (9) em Amsterdã. "Pôr-do-sol em Montmajour", quadro há anos guardado no sótão da casa de seus donos, só agora foi reconhecido como uma obra do artista.

Ele será exposto no Museu Van Gogh, na capital holandesa, por um ano. O mesmo museu havia avaliado a pintura nos anos 1990 e descartado a chance de ela ser de autoria de Van Gogh, mas novas pesquisas e uma carta do artista a seu irmão levaram à conclusão de que se trata de uma obra autêntica.

Reuters
"Pôr-do-sol em Montmajour", guardado há anos no sótão de seus donos, agora foi reconhecido como obra do pintor Van Gogh

"O que torna isso ainda mais excepcional é que essa é uma obra de transição em sua trajetória, uma pintura grande de um período considerado a culminação de seu sucesso artístico, que é a época que ele viveu em Arles [no sul da França]", diz Axel Rueger, diretor do Museu Van Gogh.

Na tela, Van Gogh retrata carvalhos retorcidos e uma ruína distante à luz do sol poente. Ele descreveu essa cena, relatando sua insatisfação com a obra terminada, em uma carta a seu irmão, Theo, datada 5 de julho de 1888.

Essa tela chegou a constar em catálogos da obra do artista elaborados por Theo Van Gogh. Desapareceu e só ressurgiu nos anos 1970, já na coleção do industrial norueguês Christian Nicolai Mustad, cuja família hoje detém a peça.


Endereço da página: