Folha de S. Paulo


Com encontro que começa hoje, Cidade Tiradentes vira centro do teatro comunitário

Em "Tudo Está Organizado Para que Nada Aconteça", da Cia Humbalada (Interlagos, São Paulo), um corpo sumiu e os personagens precisam reunir os pedaços para uma sobrevida.

"O Morro do Pássaro Falante", da Casa do Beco (Belo Horizonte), mostra os conflitos do dia a dia em uma comunidade, como o acumulo de lixo, a violência doméstica.

A partir deste sábado (7/9), o bairro de Cidade Tiradentes, na zona leste paulistana, receberá o Encontro Comunitário de Teatro Jovem.

Divulgação
Apresentação do grupo paulistano Mingau de Concreto, um dos destaques do 5º Encontro Comunitário de Teatro Jovem
Apresentação do grupo paulistano Mingau de Concreto, um dos destaques do 5º Encontro Comunitário de Teatro Jovem

Haverá apresentações em auditório, nas ruas e um fórum de discussão sobre o teatro em comunidade, com partcipação de diversos representantes brasileiros e latino-americanos --a maioria oriundos das periferias das grandes cidades, como Lima ou Buenos Aires, e também das selvas ou zonas rurais, caso dos guatemaltecos do Caja Ludica.

O evento, já em sua quinta edição, é uma iniciativa do Pombas Urbanas, coletivo com uma tradição de 24 anos de pesquisa e produção teatral para populações historicamente marginalizadas.

Só no segundo semestre do ano passado, 9.000 pessoas visitaram o galpão de 1.600 metros do grupo, cedido em regime de comodato pela Cohab, entre cursos de formação de atores, eventos comunitários e apresentações teatrais e circenses.

E no que consiste o teatro em comunidade? Para Juliana Flory, do Pombas Urbanas, "é fazer teatro 'na', 'com' e 'para' a comunidade". "É um vínculo com o meio, um sentido de pertencimento, algo mais próximo às origens do teatro", explica.

Não é só assistir a peça, mas o processo de envolvimento com todo processo de criação dela. Não existe relação comercial --é tudo gratuito. E o elenco é formado por jovens da comunidade. Daí emergeria o conceito do "ator orgânico" --aquele que não dissocia sua arte da vida.

"A idéia é dialogar com a realidade das pessoas, sua memória, identidade e imaginário", diz Juliana. "O que não significa falar apenas da realidade local, pois as questões universais também fazem parte da vida de cada um".

Um dos destaques do evento será a apresentação de "Águas Profundas", do Vichama Teatro, peruano. A sede do grupo, que tem 30 anos de existência, fica na comunidade El Salvador, região desértica na periferia de Lima. A peça fala sobre a falta de água não só no âmbito local, mas global.

LONGE DO CENTRO

Cidade Tiradentes está a 40 km do centro de São Paulo e tem um dos piores IDHs do município. Muitos dos que chegam ao centro cultural Arte em Construção, do Pombas Urbanas, nunca tiveram contato anterior com a atividade cênica.

A linguagem para populações com pouco ou nenhum acesso à arte, contudo, não deve ser vista sob uma perspectiva simplificadora, de acordo com Juliana: "Não se trata de um panfleto de fácil leitura. Buscamos uma expressão original da cultura popular que muitas vezes é mais complexa que o teatro feito em shopping", afirma.

Divulgação
Apresentação do grupo de teatro Palombar
Apresentação do grupo de teatro Palombar

"Quem é da periferia tem que saber como sobreviver com relação ao transporte precário, à questão da moradia, ao preconceito nas relações de trabalho", diz. "Enfrentar tudo isso desenvolve um olhar apurado da decodificação do real. Esse público não é besta, tem um olhar treinado".

Para Celso Curi, um dos curadores do Festival de Curitiba, o trabalho do Pombas Urbanas "sempre foi fundamental para o teatro". "Através de grupos organizados nas comunidades é que chegaremos a um novo teatro, aquele que dialoga com o público verdadeiramente e o representa".

5º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo
QUANDO de 07 a 15 de setembro, das 10h às 20h
ONDE Centro Cultura Arte em Construção (CCAC) - Avenida dos Metalúrgicos, 2.100 - Cidade Tiradentes, SP; Tel. (11) 2285-5699 / 2285-7758
QUANTO grátis


Endereço da página: