Folha de S. Paulo


Público do Rock in Rio vai receber sacola plástica para lixo reciclável

O público que for ao Rock in Rio este ano vai receber uma sacola plástica oxibiodegradável para armazenar e descartar lixo reciclável. A ideia é aderir a um plano sustentável e evitar os resíduos espalhados pelo chão da Cidade do Rock.

As sacolas com lixo serão despejadas em recipientes distribuídos no espaço do evento, localizado na Barra da Tijuca, zona oeste carioca. "Queremos que o público participe e colabore com a reciclagem do material", disse Roberta Medina, uma das responsáveis pelo festival.

Rock in Rio será tema de edição de 'Angry Birds'; jogo sai no dia 9
Zé Ramalho prevê química com Sepultura no Rock in Rio
Ao som de João Gilberto, Beyoncé lança vídeo de divulgação de sua turnê no Brasil; veja
Público do Rock in Rio terá de usar ônibus para chegar aos shows

Desde 2006, o Rock in Rio desenvolve ações de compromisso com a sustentabilidade. Entre as metas estão a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos na Cidade do Rock antes, durante e após a realização o evento.

Para isso, serão reutilizados materiais como lonas, plásticos e madeiras. Todos são recolhidos durante a montagem e desmontagem do festival por instituições como a ONG Onda Carioca, Eco Moda e GGP.

"Uma equipe com cerca de 50 pessoas trabalha nas áreas de backstage para garantir a separação e direcionamento dos resíduos. Aqueles que já saem da Cidade do Rock separados são vendidos, e o valor arrecadado será revertido às 28 cooperativas credenciadas na prefeitura do Rio", afirmou a organização.

Os resíduos recicláveis mais difíceis de separar no local serão encaminhados e doados para dez das 28 cooperativas com maior capacidade de recepção e triagem. Segundo a organização do evento, a participação do público durante os sete dias de shows é de grande importância para que a "onda sustentável" complete sua cadeia produtiva. A estimativa é que sejam recolhidas cerca de 8.000 toneladas de lixo reciclável este ano.

Além disso, muitos espaços foram construídos com estruturas e elementos decorativos reutilizados de edições anteriores. Artistas e artesãos também foram convidados para renovar o visual do espaço com objetos, como é o caso do palco Sunset, onde os latões de ferro de 200 litros serão grafitados e se tornarão mesas dos lounges de bar.


Endereço da página:

Links no texto: