Folha de S. Paulo


Primeiro grande prêmio para musicais no país não tem categoria 'trilha original'

Cultuada na Broadway, a figura do compositor não foi contemplada entre as 16 categorias que integram a primeira grande premiação para musicais do país, o Prêmio Bibi Ferreira, cujo lançamento será realizado no próximo dia 9, no Theatro São Pedro.

Trata-se de uma falha, uma vez que musicais dependem do trabalho de compositores e não só dos diretores musicais --encarregados de indicar climas e de escolher temas, principalmente.

Musical nacional precisa de compositores de peças inéditas para se firmar

Embora um profissional possa acumular essas duas funções, "seria legal haver menção ao melhor compositor ou à melhor trilha original", diz o titã Branco Mello, que compôs as músicas do espetáculo "Jacinta" em parceria com Emerson Villani.

Eduardo Knapp/Folhapress
Branco Mello, da banda Titãs, que compôs para o espetáculo 'Jacinta
Branco Mello, da banda Titãs, que compôs para o espetáculo 'Jacinta'

Segundo o idealizador do prêmio, Marllos Silva, diretor e pesquisador de musicais, a categoria será incluída na segunda edição do evento, a ser realizada no ano que vem.

"De início, achamos que não encontraríamos espetáculos com trilha sonora original, mas, nos últimos meses, houve, sim, uma série deles e acabamos caindo do cavalo", justifica-se.

O prêmio, prossegue Silva, pretende cobrir a lacuna deixada por outros troféus dedicados às artes cênicas. "Não há, por exemplo, premiação para coreógrafos. O Shell e o APCA, dois prêmios importantes, não têm essas categorias", comenta.

A iniciativa também busca reforçar a vocação comercial criada entre musicais. "Tornou-se algo turístico em São Paulo: hoje, tem gente que vem para a cidade, faz compras na rua 25 de Março e depois vai assistir a uma peça musical", diz o diretor.

Este ano, a cerimônia será acompanhada pela Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo.

Entre os indicados na categoria "melhor musical" no período entre julho do ano passado e junho deste ano, estão os espetáculos "A Família Addams", "Lampião e Lancelote", "Priscila - Rainha do Deserto, o Musical", "Quase Normal" e "Tim Maia - Vale Tudo".

Em quatro anos, o Bibi Ferreira pretende expandir suas fronteiras e criar também uma premiação para espetáculos que não são musicais.


Endereço da página:

Links no texto: