Folha de S. Paulo


Jornada de Literatura de Passo Fundo faz 30 anos e abre edição voltada aos jovens

Pela primeira vez em quase duas décadas, lonas coloridas de circo não integrarão o cenário da Jornada de Literatura de Passo Fundo. O evento gaúcho, cuja 15ª edição bienal começa nesta terça (27), precisou abrir mão de uma de suas marcas registradas por contenção de gastos.

Ana Maria Machado ganha prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura

"Eles queriam cobrar o dobro do preço de 2011 pelo uso das lonas. Não temos esse dinheiro", diz a organizadora Tânia Rösing, que desde a criação da jornada, com uma edição estadual em 1981, bate de porta em porta de empresas em busca de apoio. Neste ano, arrecadou R$ 4,5 milhões, parte incentivada via Lei Rouanet e estadual.

O evento teve a primeira edição nacional em 1983, há 30 anos, e desde 1995 vinha acontecendo no circo. Com a saída das lonas, os debates, que se estendem até sábado, acontecerão em pavilhões mais sóbrios, instalados no campus da Universidade de Passo Fundo (RS).

A Jornada de Passo Fundo é referência entre festivais literários no Brasil, não só por ter sido um dos primeiros do gênero, mas por prever envolvimento da rede de ensino local, com professores e alunos estudando obras de autores convidados meses antes do evento.

A formação de leitores também está no centro desta edição, sob o tema "Leituras Jovens do Mundo", a partir do qual foi criada uma série de debates com bibliotecários e mediadores de leitura, além de terem sido convidados autores que se dirigem aos jovens, como André Vianco e Raphael Draccon.

Adriano Vizoni/Folhapress
O rapper Emicida, que participará de debate e fará show de encerramento da Jornada de Literatura de Passo Fundo
O rapper Emicida, que participará de debate e fará show de encerramento da Jornada de Literatura de Passo Fundo

"Escritores que atendem a esse segmento demonstram que isso faz parte de um processo de formação que vai se aprimorar no futuro, com a volta desses leitores para os clássicos. O livro não vem só pelo livro, vem pelo filme, pela campanha de marketing. Quisemos trazer esses escritores e pensadores que podem se sintonizar de forma muito concreta com o que pensam os jovens", diz Tania.

Também estão entre os convidados Bruna Beber, Marcelino Freire, José Castello, Ignácio de Loyola Brandão, entre outros. A programação prevê debate sobre narrativas que envolvem várias mídias e leituras das ruas --esta incluirá um debate com participação do rapper Emicida, que fará também o show de encerramento.

PRÊMIO

Às 20h30 desta terça, após a cerimônia de abertura, será anunciado o vencedor do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, no valor de R$ 150 mil. A premiação é concedida a cada dois anos e, nesta edição, compreende obras de literatura em língua portuguesa publicadas entre junho de 2011 e maio de 2013.

Concorrem os romances "A Noite das Mulheres Cantoras" (LeYa), de Lídia Jorge; "Barba Ensopada de Sangue" (Companhia das Letras), de Daniel Galera, "Domingo sem Deus" (Record), de Luiz Ruffato; "Habitante Irreal" (Alfaguara), de Paulo Scott, "Infâmia" (Alfaguara), de Ana Maria Machado, "Lívia e o Cemitério Africano" (Editora 34), de Alberto Martins; "O Céu dos Suicidas" (Alfaguara), de Ricardo Lísias; "O que os Cegos Estão Sonhando" (Editora 34), de Noemi Jaffe; "Solidão Continental (Record), de João Gilberto Noll; e "Uma Duas" (LeYa), de Eliane Brum.

Veja a programação completa no site da jornada


Endereço da página:

Links no texto: