Folha de S. Paulo


Cercada de mistério, nova biografia do escritor JD Salinger será lançada em setembro

Uma pesquisa feita por oito anos, em segredo, e mais de 20 entrevistas são o material da nova biografia do autor de "Apanhador em Campo de Centeio", JD Salinger, que será lançada no dia 3 de setembro.

"The Private War of JD Salinger" (a luta privada de JD Salinger), de David Shields e Shane Salerno, tem depoimentos de colegas do autor na Segunda Guerra Mundial, familiares, vizinhos, amantes, amigos e outras pessoas que conheceram o autor mas nunca tinham falado sobre ele, segundo a descrição do livro no site da Amazon, que colocou a obra em pré-venda.

A editora, Simon & Schuster, não se pronunciou sobre a obra, que está totalmente embargada até o lançamento --o que significa que nenhum veículo de comunicação poderá adiantar parte do conteúdo antes de 3/9.

A biografia de 704 páginas será lançada simultaneamente nos Estados Unidos e no Reino Unido. Na mesma data, estreará o filme sobre Salinger dirigido por Shane Salerno.

Veja vídeo

O documentário também está cercado de mistério. O diretor não dá entrevistas e a própria equipe do filme afirma ter recebido pouquíssimas informações --só o estritamente necessário para realizar o trabalho, segundo o jornal britânico "Guardian".

JD Salinger ganhou fama imediata com a publicação, em 1951, do livro que conta o fim de semana do Holden Caulfield após o adolescente ter sido reprovada na escola.

Seu último trabalho, "Hapworth 16, 1924", foi publicado em 1965. Depois disso, Salinger isolou-se em uma casa em New Hampshire (EUA) e nunca mais falou com jornalistas ou fez aparições públicas. O escritor morreu em 2010.


Endereço da página:

Links no texto: