Folha de S. Paulo


À Folha, Leonard falou sobre mudança de western para crime e afinidade com Tarantino

Em entrevistas à Folha publicadas em 1998 e em 2004, o escritor americano Elmore Leonard, morto nesta terça nos EUA aos 87 anos, explicou como trocou os romances western por policiais e falou da afinidade que tinha com cineastas que adaptaram suas obras para o cinema.

"Quando comecei, nos anos 50, tinha vontade de escrever ou romance policial ou western e resolvi iniciar com o segundo. Quando vi que não agradava mais, mudei para os crimes", contou em conversa em 2005, quando a editora Rocco lançou no país livros de faroeste do escritor.

"Xerife" da literatura policial dos EUA lança faroestes no Brasil
Escritor Elmore Leonard morre aos 87 anos nos EUA
Escritores e cineastas lamentam morte de Elmore Leonard nas redes sociais

Em 1998, ele havia falado com o jornal por ocasião do lançamento no Brasil do filme "Irresistível Paixão", de Steven Soderbergh, protagonizado por George Clooney e baseado no seu livro "Out of Sight".

"Acho que nós [Leonard e os irmãos Coen] temos a mesma sensibilidade, vemos as coisas da mesma forma, assim como Tarantino e eu. Tarantino inclusive diz ter sido influenciado pelos meus livros quando adolescente", afirmou Leonard em entrevista por telefone.

Tarantino transformou "Ponche de Rum", de Leonard, em "Jackie Brown". Os irmãos Ethan e Joel Coen começaram a adaptar "Cuba Libre", mas o filme ainda não foi concluído.

Essa "visão de mundo compartilhada" com alguns diretores estaria, segundo Leonard, concentrada na forma irônica de abordar os acontecimentos. "É um tipo de humor sempre baseado na ironia. Os personagens estão sendo engraçados, mas não o sabem", afirmou então o autor.

"Irresistível Paixão", segundo o próprio autor, estaria entre as versões menores para a sua obra.

"Jackie Brown" seria "a adaptação mais fiel", na opinião do autor, enquanto "O Nome do Jogo" --baseado no livro "Get Shorty" e adaptado por Barry Sonnenfeld-- foi classificada por ele como "a mais engraçada".

Leonard também elogiou outros diretores. "Barry Sonnenfeld foi diretor de fotografia de vários filmes dos irmãos Cohen. E agora trabalho com Steven Soderbergh, que também dirigiu 'Sexo, Mentiras e Videotape'. Tenho sorte", disse o escritor.

O filme "Life of Crime", que participa do Festival de Toronto deste ano, é baseado em romance do escritor. A produção tem no elenco Jennifer Aniston, John Hawkes, Mos Def e Tim Robbins e acompanha dois pequenos delinquentes na Detroit dos anos 70, que sequestram a esposa de um promotor corrupto.

Divulgação
Cena do filme Jackie Brown, adaptação de Tarantino para o livro
Cena do filme Jackie Brown, adaptação de Tarantino para o livro "Ponche de Rum", de Leonard

Endereço da página:

Links no texto: