Folha de S. Paulo


McCartney vai recuperar direitos de músicas dos Beatles comprados por Michael Jackson

Paul McCartney, 71, vai recuperar os direitos autorais de vários sucessos dos Beatles que tinham sido comprados por Michael Jackson (1958-2009) e pela Sony.

MJ Kim/Divulgação
Paul McCartney, com a cantora e pianista Diana Krall ao fundo, durante ensaios para o DVD 'Live Kisses
Paul McCartney, com a cantora e pianista Diana Krall ao fundo, durante ensaios para o DVD 'Live Kisses'

A compra dos direitos de canções como "Yesterday" e "Let it Be" foi feita há 30 anos. Desde então, todo o lucro arrecadado pela execução das músicas ia para Michael Jackson e para a gravadora, que continua recebendo pelos direitos.

O ex-beatle vai recuperar os direitos com base em uma lei americana, que diz que músicas feitas antes de 1978 tornam-se propriedade do autor após 56 anos.

Isso significa que, em cinco anos, McCartney poderá voltar a receber os lucros sobre execuções e gravações de suas músicas.

O caso ganhou evidência depois que o tabloide britânico "The Sun" publicou, nesta quinta (15), uma notícia sobre o suposto desconforto de Paul com a situação. Uma fonte anônima afirma na reportagem que a situação deixou o ex-Beatle "furioso" por décadas. A legislação americana do direito autoral é citada para atestar que em breve McCartney poderá reaver os direitos.


Endereço da página: