Folha de S. Paulo


Fotógrafo Lucas Lenci traduz em imagens sensação silenciosa; veja fotos

O fotógrafo paulista Lucas Lenci trocou aquele chavão segundo o qual uma imagem "vale mais que mil palavras" pelo silêncio do mundo.

No ensaio "Desaudio", ele percorreu diferentes paisagens (a foto nesta página foi feita nas Ilhas Maldivas) tentando captar visualmente a sensação da experiência silenciosa de fotografar.

Ciclo de debates reflete sobre a vida e a arte em um mundo sem silêncio

"Na hora do clique, você está sozinho, numa espécie de transe. Muitas vezes, as fotos são feitas em horas quietas do dia, como o amanhecer. Quis captar isso, fazer uma ode ao silêncio."

O silêncio de Lenci é feito de linhas retas, horizontes indefinidos, pessoas sozinhas ou ausentes. "Mesmo quando há alguém na foto, ela nunca é o protagonista. O espaço desocupado é a imagem da ausência de ruídos". A ideia do artista é deixar as pessoas que veem as imagens serem absorvidas por um mundo sem palavras.

O ensaio fotográfico de Lenci está sendo transformado em livro. O projeto gráfico, de Mateus Valadares, foi feito para reforçar a experiência silenciosa. A capa da publicação, por exemplo, será um envelope forrado com isopor em flocos, como o material utilizado para isolamento acústico.

Todas as informações escritas sobre o trabalho estão no envelope. "Na hora em que a pessoa tirar o livro da embalagem, começa a experiência da não informação verbal, do não ruído."

O lançamento do livro está previsto para novembro, mas as imagens do silêncio de Lenci poderão ser vistas a partir da próxima quinta-feira, na SP Arte.

Os trabalhos estarão expostos em painéis, de 1,5 m x 2 m e 1,23 m x 0,92 m.

"Quero causar a sensação de que o som ao redor foi suspenso. É isso o que sinto na hora de clicar".


Endereço da página:

Links no texto: