Folha de S. Paulo


Documentário sobre orcas em cativeiro faz Pixar mudar roteiro de 'Procurando Dory'

O estúdio de animação Pixar tomou uma medida pouco comum e mudou o roteiro de "Procurando Dory", sequência de "Procurando Nemo", de 2003, devido a um documentário que critica a criação de baleias em cativeiro no parque aquático americano SeaWorld.

As informações são do jornal americano "The New York Times".

No roteiro de "Procurando Dory", alguns animais marinhos eram enviados a um parque como o SeaWorld no final.

O documentário "Blackfish" (veja trailer abaixo), que foi lançado no Festival de Sundance deste ano, acusa o SeaWorld de ser responsável pela morte de três pessoas, por sua política de manter orcas em cativeiro, o que as deixaria estressadas.

A associação entre os fatos relatados no documentário e o destino final dos personagens incomodou alguns executivos da Pixar, que decidiram fazer uma mudança no roteiro. De acordo com o "New York Times", o parque aquático foi mantido, mas o filme ressalta que os personagens têm liberdade para deixá-lo a qualquer momento.

Dirigido por Gabriela Cowperthwaite, "Blackfish" estreou no circuito americano no mês passado. O filme foca na orca Tilikum, que, segundo o documentário, já causou três mortes desde que foi capturada, em 1983. Uma das vítimas é a treinadora Dawn Brancheau, do SeaWorld de Orlando, morta em 2010 enquanto trabalhava.

Vídeo

O SeaWorld negou as acusações e acusou Cowperthwaite de fazer um filme "impreciso" e que "explora uma tragédia que ainda causa dor profunda nos familiares, amigos e colegas de Dawn Brancheau".

"Procurando Dory" tem lançamento previsto para 2015 e traz como protagonista a peixinha Dory, famosa por seu problema de perda de memória recente.

A Disney, dona da Pixar, não se pronunciou sobre as mudanças no roteiro do filme.


Endereço da página:

Links no texto: