Folha de S. Paulo


Fotógrafo e arquiteto Arnaldo Pappalardo faz duas exposições em SP

O fotógrafo e arquiteto Arnaldo Pappalardo, 59, conhecido por seu trabalho com fotografia publicitária, quer agora provocar o público com duas mostras em São Paulo.

Hoje será aberta a exposição "Tavoletta", no Museu da Casa Brasileira, com cerca de 40 obras, entre imagens e vídeos. E, a partir de quinta-feira a exposição "No Where Now Here" (Lugar Nenhum Agora Aqui), que reúne 26 trabalhos na Fauna Galeria, poderá ser visitada.

Divulgação
Foto do centro de São Paulo com interferência de espelho, feita por Arnaldo Pappalardo
Foto do centro de São Paulo com interferência de espelho, feita por Arnaldo Pappalardo

O espaço do Museu da Casa Brasileira, "uma espécie de arquitetura pós-renascentista", inspirou o artista a brincar com características do Renascimento.

Uma construção no jardim do museu reproduz uma câmera escura, usada pelos pintores da época para auxiliá-los a encontrar pontos de perspectiva. O conceito é revertido em fotos tiradas por Pappalardo no centro paulistano.

Nas imagens, espelhos interferem na paisagem e deslocam a perspectiva, confundindo o espectador.

O vermelho, cor que marcou o período renascentista, permeia várias obras. Um vídeo registra o fluxo contínuo de um líquido da mesma cor, sobre um fundo branco.

Outro vídeo tem como trilha sonora uma composição do teórico musical americano John Cage (1912-1992). "É uma grande colagem sonora. Para ele, Beethoven é música, mas o que entra pela janela do quarto também é."

A "grande colagem" de Cage surge na própria exposição de Pappalardo, que diztentar reunir experiências distintas para provocar processos criativos no espectador. "Me agrada conectar o que nunca foi associado."

Divulgação
Associações entre tons e cores criadas pelo fotógrafo Arnaldo Pappalardo em imagens de móveis na rua e vídeo projetado em voo
Associações entre tons e cores criadas pelo fotógrafo Arnaldo Pappalardo em imagens de móveis na rua e vídeo projetado em voo

Conexões inusitadas estão também na mostra "Now Where Now Here", com fotos feitas no mesmo período e nos mesmos lugares em que fez trabalhos para "Tavoletta", como Nova York e Paris.

Para Pappalardo, fotos tiradas no banheiro de um avião (onde ficou trancado por uma hora, a despeito de reclamações de uma aeromoça) podem ser relacionadas a uma pintura do museu do Louvre, em Paris. "Há conexões entre partes distintas e de naturezas diferentes no mundo. O 'aqui e agora' é resultado de ligações criadas pelos observadores."

TAVOLETTA
QUANDO terça a domingo, das 10h às 18h
ONDE Museu da Casa Brasileira(av. Faria Lima, 2.705; tel. 0/xx/11/3032-3727)
QUANTO R$ 4

NO WHERE NOW HERE
QUANDO terça a sexta, das 11h às 17h
ONDE Fauna Galeria(al. Gabriel Mon. da Silva, 470; tel. 0/xx/11/3032-3727)
QUANTO grátis


Endereço da página: