Folha de S. Paulo


Em menos de um mês, público da mostra de renascentistas no CCBB chega aos 100 mil

A exposição "Mestres do Renascimento - Obras-primas Italianas", que estreou no dia 13/7 no CCBB de São Paulo, confirmou ontem sua vocação de blockbuster ao atingir ontem (8) a marca de 100 mil visitantes.

É uma média de 4.700 pessoas por dia e segue a trilha aberta nos últimos dois anos das exposições de arte recordistas de público.

O mesmo CCBB bateu o recorde em 2001, com a mostra sobre o artista holandês Maurits Cornelis Escher. O público em São Paulo foi de 381 mil pessoas. A exposição ficou três meses em cartaz.

Outro blockbuster do mesmo centro cultural foi a exposição sobre impressionistas franceses, em 2012, que atraiu 381.624 nos dois meses em que ficou na capital paulista. Foram 100 mil pessoas antes de completar o primeiro mês, como acontece agora com os renascentistas.

Também em 2012, 185 mil pessoas visitaram a exposição sobre o pintor italiano Caravaggio, no Masp. A exposição ficou pouco menos que dois meses na cidade.

Editoria de Arte/Folhapress

O sucesso das mostras anteriores ajudou a formar público, aumentando as apostas de recordes de visitação na exposição dos renascentistas

"Mestres do Renascimento - Obras-primas Italianas" traz a São Paulo obras de artistas como Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Ticiano, Bellini, Rafael e Botticelli.

O gerente do CCBB de São Paulo, Marcos Mantoan, interpreta os novos números como a confirmação da entrada do país no circuito internacional das grandes exposições.

Outras estratégias para bombar o público da exposição --a mais cara do país neste ano, com um orçamento de R$ 6,5 milhões-- são as "viradas", quando o centro fica aberto durante toda a madrugada de sábado para domingo, e programações paralelas.

A próxima "virada" será nos dias 24 e 25 de agosto.

A programação inclui ciclo de debates e mostra de filmes relacionados à época da Renascença, concertos e até programação para distrair as pessoas nas filas quilométricas, com artistas fantasiadas de personagens retratados nas obras (Camões, Leda) ou como os próprios pintores expostos.

MESTRES DO RENASCIMENTO - OBRAS-PRIMAS ITALIANAS

ONDE r. Álvares Penteado, 112, Centro
QUANDO de quarta a segunda-feira, das 10h às 22h, até 24/9
QUANTO Grátis


Endereço da página:

Links no texto: