Folha de S. Paulo


Festival de animações bizarras e sádicas exibe curtas de oito países

Um casal feito de massa de modelar está sentado em um banco, em meio a árvores e flores. Os dois trocam olhares românticos e se aproximam para um beijo, com movimentos criados por stop motion (técnica de animação em que objetos são fotografados quadro a quadro).

Mas, de repente, surge um homem com um machado e crava sua arma na cabeça do rapaz, lançando pedaços de cérebro de massinha para todos os lados.

A cena pode surpreender quem entrar desavisado na retrospectiva Spike & Mike, que acontece na sexta-feira (9) no Anima Mundi, às 20h, no Cine Odeon, no Rio.

Divulgação
Personagens feitos com massinha no filme japonês em stop motion 'Bloody Date'
Personagens feitos com massinha no filme japonês em stop motion 'Bloody Date'

A mostra especial reúne animações selecionadas por Craig "Spike" Decker e Mike Gribble, dupla que fundou, em 1977, o Festival de Animação de Spike & Mike, e, em 1990, o festival paralelo "Sick and Twisted".

Os eventos, que viajam pelos EUA apresentando filmes em cinemas e universidades, já promoveram os primeiros episódios de "Beavis e Butt-Head" e as primeiras animações de um jovem John Lasseter, que dirigiu o sucesso "Toy Story" e hoje é executivo da Pixar.

DOENTIO E PERVERSO

A retrospectiva do Anima Mundi é formada principalmente por obras da mostra paralela, que exibe curtas bizarros e ultrajantes, repletos de violência, drogas e sexo --e não é, portanto, recomendada a menores de 18 anos.

Nessas animações, quanto mais meigo for o seu início, mais sinistro será o final. Filmes que contam as histórias de uma menina brincando de bem-me-quer com uma margarida --pelo ponto de vista da flor--, de um Papai Noel que segue os ensinamentos do fascismo, de um homem obcecado por tortas de limão.

A seleção é feita de acordo com o nível do humor e da qualidade da história. "Bem, tem gente que vê graça nesse tipo de coisa", ri Decker, o organizador. "O festival se chama Doentio e Perverso. As pessoas em geral sabem o que esperar."

Divulgação
A morte entra em cena no curta 'Key Lime Pie', do Canadá
A morte entra em cena no curta 'Key Lime Pie', do Canadá

De acordo com ele, os filmes evoluíram. "No começo, eram nojentos apenas para indignar. Hoje, têm humor e qualidade técnica."

Com o crescimento, o festival passou a receber curtas do mundo inteiro. No Anima Mundi, o público verá filmes de oito países, como Bélgica, Dinamarca e França.

Entre eles, Decker destaca três: "Animation Vs. Animator", pela qualidade geral, "Key Lime Pie", pelo design, e "Cuddle Sticks", como a mais doentia e sádica. E esta é apenas a história de uma mãe dando doces aos filhos.

RETROSPECTIVA SPIKE & MIKE - ANIMA MUNDI 2013
QUANDO dias 9 e 11 de agosto, no Rio, e 14 e 17, em São Paulo
ONDE Cine Odeon, Fundição Progresso e Oi Futuro, no Rio, e Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo
QUANTO R$ 10
CLASSIFICAÇÃO 18 anos


Endereço da página: