Folha de S. Paulo


Time for Fun fecha acordo para realizar festival Lollapalooza por 5 anos

Três dias após o anúncio de que a Geo Eventos não iria mais organizar a edição brasileira do festival Lollapalooza, a Time for Fun divulgou um comunicado nesta segunda-feira (5) informando que vai organizar o evento.

O acordo prevê uma parceria pelos próximos cinco anos, com opção de renovação por mais cinco.

Maior empresa de entretenimento ao vivo da América do Sul --e responsável por produções de espetáculos do Cirque du Soleil, de musicais como "A Bela e a Fera" e "Mamma Mia" e de shows de Madonna e U2--, a Time for Fun anunciou que, para a edição de 2014, prevista para ocorrer nos dias 18, 19 e 20 de abril, no Jockey Club, em São Paulo, o Lollapalooza deve receber público de 140 mil pessoas e apresentações de 80 bandas.

Eduardo Anizelli - 30.mar.2013/Folhapress
Movimento do publico no segundo dia do festival Lollapalooza de 2013, no Jockey Club, em Sao Paulo
Movimento do publico no segundo dia do festival Lollapalooza de 2013, no Jockey Club, em Sao Paulo

Antes de anunciar a parceria para realizar as próximas edições brasileiras do Lollapalooza, em maio a Time for Fun já havia fechado um acordo para realizar outro festival de música no país, o Planeta Terra, que vai ocorrer em novembro, no Campo de Marte. O evento receberá atrações como Blur, Lana Del Rey, Beck, The Roots, entre outras.

Os anúncios das novas parcerias apontam para uma recuperação da Time for Fun e para um possível reaquecimento do mercado de entretenimento ao vivo no Brasil após um 2012 considerado fraco pelos empresários do showbiz.

Procurados pela reportagem, os diretores da empresa ainda não se pronunciaram sobre a parceria e as mudanças no festival.

Em fevereiro deste ano, Fernando Altério, diretor-presidente da T4F (Time For Fun), disse que 2012 foi um ano "atípico", em que ocorreu "tudo que poderia acontecer de errado".

Naquele mês, Altério disse a investidores que a queda de 95% do lucro da T4F de 2011 para 2012 teve entre suas causas a "diluição das verbas de patrocínio e de demanda de bilheteria". A empresa é a única do setor a divulgar seus resultados --exigência para ter capital aberto na Bolsa de Valores.

Na última sexta-feira (2), a Geo Eventos, produtora que realizou duas edições do festival no Brasil, em 2012 e em 2013, informou em nota que pretende "se concentrar na realização de eventos e atividades que tenham sinergia com demais negócios e marcas das Organizações Globo [dona da empresa]".

No início do ano, a Geo já havia demitido Leo Ganem, diretor responsável pela produção do Lollapalooza no país.

O FESTIVAL

Criado em 1991 por Perry Farrell, músico da banda Jane's Addiction, o festival Lollapalooza atualmente é realizado em Chicago, nos Estados Unidos, mas em 2012 ganhou uma versão em São Paulo, realizada no Jockey Club.

Marcada por duas vezes para o feriado da Páscoa, a edição brasileira do Lollapalooza trouxe no ano passado como suas maiores atrações as bandas Foo Fighters e Arctic Monkeys, em dois dias repletos de música. Cerca de 140 mil pessoas foram ao festival.

Neste ano, o Lollapalooza aumentou para três dias, e teve como headliners The Killers, The Black Keys e Pearl Jam. Estima-se que cerca de 167 mil ingressos tenham sido vendidos para as datas.


Endereço da página: