Folha de S. Paulo


Mostra de design traz peças únicas a São Paulo

Entre os dias 14 e 18 de agosto, em São Paulo, um recorte fino do design mundial será exposto no Made, o Mercado de Arte e Design.

Com foco no design de peça única ou série limitada, um dos destaques da mostra são as peças da holandesa Pieke Bergmans, conhecida por sua fluidez.

O salão apresenta também expoentes do novo design belga como Bram Boo, Maarten De Ceulaer e Raphael Charles, e um panorama dos 100 anos da produção holandesa, através de miniaturas de resina impressas em 3D.

Kris Durant/Divulgação
'Overdose Desk', peça do belga Bram Boo
'Overdose Desk', peça do belga Bram Boo

Na programação cultural, se somam às três mostras um seminário sobre cidades, debates, instalações e palestras.

14 lojas terão seus postos avançados no espaço da feira, desenhado por Marko Brajovik, dentro do Jockey Club.

Entre elas estão Passado Composto, Século XX, Dpot, Jacqueline Terpins, Firma Casa e Friedman Benda, de Nova York, que representa os irmãos Campana, o israelense Ron Arad e os franceses irmãos Bouroullec.

Para mostrar a produção dos independentes, foi montado um salão coletivo, com 18 postos, de 4 metros quadrados cada. Leo Capote e Marcelo Stefanovicz , Carol Gay, Nido Campolongo e o Garupa Estúdio exibem ali seus trabalhos.

Segundo seu diretor artístico e curador, Waldick Jatobá, o Made é "uma plataforma de divulgação e democratização do design".

"Além da feira, queremos criar contexto e conteúdo para quem quer saber mais sobre design e suas conexões com arte, urbanismo e artesanato", diz.

Exemplos dessas conexões estão nas palestras.

A artista plástica Beatriz Milhazes falará sobre arte no dia 16. O coletivo Artesol fará em sua palestra uma homenagem à arquiteta pernambucana Janete Costa (1932-2008) no dia 17.
No dia seguinte, as cidades serão tema de seminário da urbanista Ana Carla Fonseca, com participação da arquiteta holandesa Alma Ploeger.

Fechando o ciclo, uma mesa discutirá o móvel brasileiro, mediada pela crítica Adélia Borges.

O Made é parte da São Paulo Design Weekend, festival de design urbano que acontece na mesma data na cidade. Informações no site do made

MADE - MERCADO DE ARTE E DESIGN

QUANDO 15/08 e 16/08 (das 14h às 21h), 17/08 (das 12h às 20h) e 18/08 (das 12h às 20h)
ONDE Jockey Club (av. Lineu de Paula Machado, 1.263)
QUANTO R$ 20
CLASSIFICAÇÃO não informada


Endereço da página:

Links no texto: