Folha de S. Paulo


Rihanna vence ação contra Topshop, que fez camiseta com foto da cantora

A cantora Rihanna venceu esta quarta-feira (31) um processo contra a marca britânica Topshop pela venda de camisetas que usavam sua imagem sem autorização.

A camiseta começou a ser vendida em março do ano passado, inicialmente como "Rihanna Tank".

Divulgação
Camiseta da Topshop que usou imagem de Rihanna sem autorização da cantora
Camiseta da Topshop que usou imagem de Rihanna sem autorização da cantora

A foto estampada na camiseta tinha sido comprada de um paparazzi, que fotografou Rihanna durante as filmagens do clipe "We Found Love".

Após protestos da cantora e de sua equipe, a Topshop mudou o nome do produto para "Headscarf Girl Tank" (camiseta da garota com véu) e, depois, para "Icon Tank" (camiseta da ícone).

A troca de nomes não fez a cantora mudar de ideia. A ação contra a marca foi levada adiante. Segundo os advogados de Rihanna, o uso da foto infringia os termos de licenciamento para uso de imagem da cantora.

Entre os argumentos, os advogados afirmaram que os consumidores estavam sendo induzidos a comprar a camiseta pensando que a peça pertencia à marca oficial da cantora. Além disso, ainda segundo os advogados, a camiseta da Topshop era de qualidade inferior e não teria a aprovação de Rihanna para ser vendida.

De acordo com a sentença judicial, a comercialização da camiseta foi prejudicial à reputação de Rihanna. Ainda não se sabe o valor que a Topshop terá de pagar pelos danos morais.


Endereço da página: