Folha de S. Paulo


Escritores leem no Sesc Consolação trechos de livros de Saramago

Com a participação dos escritores Mia Couto, Milton Hatoum e Andrea del Fuego e da viúva de José Saramago, Pilar del Río, será realizada, no próximo dia 13 de agosto, às 19h30, no Sesc Consolação, uma leitura de trechos de dois livros do escritor português, "Memorial do Convento" e "Levantado do Chão".

A entrada será gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes do início da leitura. O teatro Anchieta, local do encontro, tem capacidade para 280 lugares. O Sesc Consolação fica na rua Dr. Vila Nova, 245, na Vila Buarque, região central de São Paulo. O telefone é 11-3234-3000.

A leitura marcará o lançamento, pela Companhia das Letras, dos dois romances, que haviam sido publicados no Brasil por outra editora, a Bertrand.

São ambos trabalhos do começo tardio da carreira literária de Saramago, nascido em 1922 e morto em 2010, que teve seu primeiro romance editado aos 25 anos, mas só voltou a publicar aos 55 anos --foi a partir daí sua obra deslanchou.

"Memorial do Convento", lançado em 1982, quando o autor tinha 60 anos, foi o romance que projetou internacionalmente Saramago, único autor em língua portuguesa a ganhar o Nobel de Literatura, em 1988. "Levantado do Chão" é de 1980.

DESEJO CUMPRIDO

Comunicado publicado no site da Fundação José Saramago informa que, com o lançamento, "se cumprirá o desejo de José Saramago de ver reunidos todos os seus livros na Companhia das Letras, que para ele era mais do que uma editora".

A fundação também divulgou a capa das novas edições (veja abaixo), cujo estilo segue o padrão dos outros livros de Saramago publicados pela Companhia das Letras. As capas são, segundo a Fundação Saramago, construídas a partir de trabalhos em relevo sobre redes metálicas do artista Arthur Luiz Piza.

Fotos Divulgação
Capa da nova edição de
Capa da nova edição de "Memorial do Convento" (Companhia das Letras)
Capa da nova edição de
Capa da nova edição de "Levantado do Chão" (Companhia das Letras)
O escritor português José Saramago beija a mão da mulher, Pilar Del Río, em cena do documentário "José & Pilar"
O escritor português José Saramago beija a mão da mulher, Pilar del Río, em cena do documentário "José & Pilar"

Endereço da página:

Links no texto: