Folha de S. Paulo


Festival de Cinema de Toronto será aberto por cinebiografia de Julian Assange

A 38ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) começa no próximo dia 5 de setembro com "The Fifth Estate", filme de Bill Condon sobre o fundador do Wikileaks, Julian Assange, e "Canibal" do espanhol Manuel Martín Cuenca, ambos em estreia mundial.

O diretor-executivo do TIFF, Piers Handling, disse na terça-feira (23) em entrevista coletiva que o público ficará atordoado com "The Fifth State", protagonizado por Daniel Brühl e Benedict Cumberbatch.

Cumberbatch interpreta o australiano Assange no filme de Condon, que estreia nos Estados Unidos no dia 18 de outubro e na semana seguinte no Brasil. "A informação é a moeda mais poderosa da nossa era e encontramos um filme que registra o quão volátil pode ser", disse Cameron Bailey, diretor artístico do TIFF.

Divulgação
Cena de 'The Fifth Estate', de Bill Condon, com Benedict Cumberbatch como Julian Assange (à esq.) e Daniel Bruhl como Daniel Domscheit-Berg
Cena de 'The Fifth Estate', de Bill Condon, com Benedict Cumberbatch como Julian Assange (à esq.) e Daniel Bruhl como Daniel Domscheit-Berg

Condon, diretor de filmes como "Segredo em Família" (1987) e "Vamos Falar de Sexo" (2004), declarou em um comunicado que, "em nome do elenco e da equipe de filmagem, estamos realmente honrados em abrir o festival. Toronto tem um público entusiasmado e que gosta de compartilhar o filme com a audiência".

O roteiro de "The Fifth Estate", de Josh Singer, é baseado nos livros "Inside Wikileaks", de Daniel Domscheit-Berg, e "Wikileaks" dos jornalistas ingleses do "The Guardian" David Leigh e Luke Harding.

OUTRAS ATRAÇÕES

"Canibal", que foi rodado em Granada, é um suspense no qual Antonio de la Torre dá vida a Carlos, um prestigiado alfaiate de Granada e um homem respeitável, mas que se alimenta de mulheres, fundamentalmente turistas, forasteiras e desconhecidas com as quais não tem nenhum vínculo emocional.

Martín Cuenca descreveu "Canibal" como "uma história de crimes em que há uma grande história de amor, uma narrativa moderna capaz de atrair um público amplo e aberto, mas sem perder a densidade das histórias marcantes".

Outro filme que estreia mundialmente em Toronto é "Gravity", estrelado por George Clooney e Sandra Bullock e que fala sobre um acidente na estação espacial internacional, do mexicano Alfonso Cuarón, diretor de "E Sua Mãe Também" (2001) e "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" (2004).

O TIFF anunciou 16 filmes da Programação de Gala e 55 das Apresentações Especiais, que incluem 40 estreias mundiais de filmes com nomes como Steve McQueen, Atom Egoyan, Jason Reitman, Denis Villeneuve, Ralph Fiennes, Paul Haggis, Jason Bateman e Bertrand Tavernier.

"Esta primeira rodada de filmes oferece uma antecipação da poderosa gama de filmes do festival deste ano. São obras que darão que falar porque capturam o clima do momento", explicou Handling.

O Festival Internacional de Toronto se tornou, segundo vários críticos, um dos três principais festivais de cinema do mundo e o lugar preferido pelos grandes estúdios para apresentar seus filmes candidatos ao Oscar.

O filme que encerra o TIFF, em 15 de setembro, é "Life of Crimes", estreia mundial do longa do diretor Daniel Schechter. Baseado no romance de Elmore Leonard,tem no elenco Jennifer Aniston, John Hawkes, Mos Def e Tim Robbins e acompanha dois pequenos delinquentes na Detroit dos anos 70, que sequestram a esposa de um promotor corrupto.


Endereço da página: