Folha de S. Paulo


Usuário reclama que Netflix distorce filmes; empresa diz corrigir erros

Com 14 indicações ao Emmy, o Oscar da TV, obtidas nesta quinta (18/7), a Netflix é só palavras de comemoração e elogio a si mesma.

"Estamos honrados por essa calorosa acolhida [da Academia de TV, Artes e Ciências, que promove o Emmy], que corrobora aquilo em que sempre acreditamos --que ótima TV é ótima TV, independentemente de onde, quando e como é usufruída", disse o diretor da empresa Ted Sarandos, citando o "orgulho" do trabalho dos criadores de "House of Cards" (que teve nove indicações), "Orange Is the New Black" e "Hemlock Grove".

Série feita para a internet é indicada pela primeira vez ao Oscar da TV
Nova série da Netflix aposta em nudez e sexo

Porém um usuário da Netflix (a empresa afirma ter mais de 36 milhões de assinantes em 40 países) criou o Tumblr "O que a Netflix faz" para reclamar de distorções em cenas de filmes exibidas pelo serviço de distribuição on-line em formato incorreto.

Reprodução/Whatnetflixdoes.tumblr.com
Site
Site "What Netflix Does" mostra cena de "O Mundo de Andy" ("The Man on the Moon", no alto) distorcida no Netflix

Comparando a versão para o cinema e a disponibilizada pela Netflix em alguns dos territórios em que a empresa atua, o usuário registra alteração da qualidade da imagem e/ou do enquadramento de cenas de filmes como "Planeta dos Macacos", "Zodíaco" e "Sangue Negro" -o Brasil está incluído nas regiões em que esses três títulos são afetados pelo problema.

Questionada sobre o assunto, a Netflix respondeu, via sua assessoria de imprensa no Brasil: "Nós queremos oferecer o melhor filme e fornecer o aspecto original de qualquer título disponível na Netflix. Contudo, às vezes acabamos oferecendo a versão errada do título. Quando descobrimos o erro, trabalhamos para substituí-lo o mais rápido possível".


Endereço da página:

Links no texto: