Folha de S. Paulo


Ex-Sex Pistols Johnny Rotten será condecorado como ícone da música

John Lydon --mais conhecido como Johnny Rotten, ex-vocalista do Sex Pistols, banda pioneira do punk dissolvida em 1978 por Sid Vicious-- vai receber um prêmio da BMI, empresa que gerencia direitos autorais.

Facundo Arrizabalaga - 30.jun.13/Efe
John Lydon/Johnny Rotten, durante apresentação no festival de Glastonbury, no Reino Unido
John Lydon/Johnny Rotten, durante apresentação no festival de Glastonbury, no Reino Unido

O cantor de 57 anos será condecorado como ícone da música em uma cerimônia de gala em Londres, no próximo mês de outubro.

"John Lydon é um verdadeiro ícone, que tem influenciado a música, a moda e a arte no mundo todo", afirmou o presidente da BMI, Del Bryant.

De acordo com a BMI, o prêmio Ícone da Música prestigia artistas que exerceram "uma influência única e indelével nas gerações de músicos". Van Morrison, Brian Ferry e Queen estão entre os já premiados.

Lydon deve aceitar o prêmio: ele postou a notícia em seu site e o anúncio foi tuitado por sua banda atual, a Public Image Ltd.

Em outros tempos, ele teria rejeitado a condecoração - em 1996, quando foi anunciado que os Sex Pistols entrariam no Hall da Fama americano do rock, Lydon/Rotten disse que a galeria era "uma poça de urina".

Mas, com os anos, Lydon se tornou menos radical. Em 2004 ele participou do reality "I'm a Celebrity, Get Me Out of Here!" (sou uma celebridade, tirem-me daqui!) e, em 2008 fez um comercial para uma marca britânica de manteiga.


Endereço da página: