Folha de S. Paulo


J.K. Rowling, que usou pseudônimo em novo livro, foi desmascarada por professor

A descoberta do verdadeiro autor de "The Cuckoos' Calling" --a mega best-seller J.K. Rowling-- foi obra de um professor da Universidade de Oxford, informa a BBC.

O livro foi lançado em abril com a assinatura do desconhecido escritor Robert Galbraith, pseudônimo usado pela autora da saga de "Harry Potter".

Vendas de novo livro disparam após revelação de que autora é a mesma de 'Harry Potter'

Divulgação
Capa do livro
Capa do livro "The Cuckoos Calling", de Robert Galbraith, pseudônimo de J. K. Rowling

Neste final de semana, o jornal britânico "The Sunday Times" revelou a verdadeira autora.

Foi o que bastou para as vendas do livro dispararem e as versões impressa e para Kindle subirem para o topo da lista dos mais vendidos no site da Amazon.

The "Cuckoos' Calling" conta a história de Cormoran Strike, veterano da guerra do Afeganistão que se torna detetive particular e tenta desvendar o caso de suicídio de uma modelo.

O "detetive" real que investigou a autoria do suspense sobre o detetive ficcional de Galbraith/Rowling é Peter Millican, especialista em linguística no computador.

Millican criou um software para analisar e comparar textos e colocou suas pistas: o texto de "The Cuckoo's Calling" e outras obras de Rowling, "Harry Potter e as Relíquias da Morte" e "Morte Súbita".

Também foram usados textos de Ruth Rendell, P.D. James e Val McDermid, escritoras britânicas de livros de suspense.

O programa criado pelo professor de Oxford fez cruzamentos entre os textos, comparando características como tamanho de palavras, frases e parágrafos, frequência de determinadas palavras e padrão de pontuação.

Segundo Millican, as coincidências linguísticas entre "The Cuckoo's Calling" e os outros livros de Rowling ficaram evidentes na comparação feita por computador.


Endereço da página:

Links no texto: