Folha de S. Paulo


Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes lança portal dedicado a Machado de Assis

A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes inaugurou nesta quinta-feira (11) um novo portal dedicado ao escritor brasileiro Machado de Assis (1839-1908).

Fundo Correio da Manhã/Arquivo Nacional
Retrato de Machado de Assis
Retrato de Machado de Assis

Nascido no Rio de Janeiro, Machado de Assis, que escreveu romances, contos, teatro, poesia e crítica, é o autor nacional mais citado nos trabalhos acadêmicos sobre literatura produzidos no Brasil.

Pesquisas apontam Machado de Assis como o autor brasileiro mais estudado

O professor da Universidade de Valência Francisco José López Alfonso, responsável pelo portal, descreve Machado como "um dos grandes professores do realismo arcaico" e, "talvez, o primeiro grande contista latino-americano".

Alfonso também afirmou que o número de estudos sobre sua obra "continua crescendo de maneira impressionante" não somente no Brasil, mas também "no mundo anglo-saxão".

Na apresentação do portal, Alfonso diz esperar que o site "desperte a curiosidade daqueles que ainda não tiveram a sorte de ler um narrador tão notável [...] Sua inteligência profunda e seu humor, terno e cáustico ao mesmo tempo, fazem dele um dos melhores continuadores do legado de Cervantes".

Imagens de Machado de Assis e da sociedade em que viveu, manuscritos do autor e obras de Machado de Assis (em português) digitalizadas podem ser acessados no portal.

A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes (www.cervantesvirtual.com) foi criada em 1999 por iniciativa da Universidade de Alicante, do Banco Santander e da Fundação Botín. Em 2001 foi constituída a Fundação Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes que trabalha para transformar seu grande acervo digital em uma referência da literatura hispânica e latino-americana na internet.


Endereço da página:

Links no texto: