Folha de S. Paulo


"Poeta da Primavera Árabe" não vem mais para Flip

O escritor palestino Tamim Al-Barghouti, que ficou conhecido como "o poeta da Primavera Árabe", não vem mais para a Flip.

Segundo a organização do evento, ele chegou a embarcar no Cairo, mas, durante a escala em Londres, teve o passaporte extraviado.

A vinda de Tamim foi posta em dúvida quando, na quarta-feira, com o golpe militar no Egito, vários voos saindo do Cairo foram suspensos. O poeta chegou a dormir no aeroporto, mas, segundo a Flip, conseguiu embarcar entre quarta-feira à noite e quinta-feira pela manhã.

Com a confirmação, a organização estava marcando uma entrevista coletiva com o poeta para ontem à tarde. O evento não chegou a ser divulgado.

O romancista Milton Hatoum, que fez a conferência de abertura desta edição, e Vladimir Safatle, colunista da Folha que participa de mesa nesta noite, foram convidados a assumir o lugar de Tamim ao lado do tradutor Mamede Mustafa Jarouche. Hatoum é estudioso da cultura árabe e amigo da família Barghouti --foi quem fez a intermediação para a vinda do escritor Mourid Barghouti, pai de Tamim, à Flip em 2006.

Tamim Al-Barghouti ganhou notoriedade nos protestos que tomaram a praça Tahrir, no Cairo, em 2011, alertando: "Todo mundo que ficar em casa estará em perigo". Seu poema "Oh, Egito, Está Perto" virou hino da Primavera Árabe no Egito.

Cortesia da Universidade de Georgetown
O escritor palestino Tamim al-Barghouti, que teve o passaporte roubado em assalto em Londres
O escritor palestino Tamim al-Barghouti, que teve o passaporte roubado em assalto em Londres

Endereço da página: