Folha de S. Paulo


Historiador T.J. Clark faz palestra dedicada à 'Guernica' de Picasso na Flip

O britânico T.J. Clark, 80, historiador e professor de história da arte, dedicou toda sua palestra da noite de quinta-feira (5), na Flip, à obra "Guernica" (1937), de Pablo Picasso. Foi uma aula sobre a gênese, a criação e a influência da obra-prima de Picasso.

Clark começou falando da importância da obra, que classificou como "uma pintura histórica que se recusa a morrer", citando seu status icônico de "símbolo da violência do Estado". Comissionado a Picasso (1881-1973) pelo governo Republicano espanhol para ser exibido na Feira Mundial, em 1937, "Guernica" foi inspirado pelo bombardeio, por aviões alemães e italianos, da vila basca de Guernica, no norte da Espanha.

Usando fotografias e reproduções de pinturas de Picasso e outros artistas, Clark detalhou o processo de criação do quadro. Segundo o historiador, Picasso iniciou a pintura nos primeiros dias de maio de 1937, cerca de uma semana após o bombardeio, e completou o gigantesco quadro, de 3,5 metros de altura por 7,8 metros de comprimento, em apenas cinco semanas.

Exibindo fotografias feitas pela pintora Dora Maar, amante de Picasso, que mostram "Guernica" em várias etapas de sua feitura, Clark falou de como Picasso --um pintor que disse não gostar de pintar paisagens por "nunca ter visto uma"-- estava inseguro em pintar "Guernica" sob o otimismo cubista, optando por uma representação caótica do "mundo monstruoso que criamos para nós mesmos."

Vale a pena assistir à palestra em vídeo (www.flip.org.br), para ver as surpreendentes correlações que Clark faz entre "Guernica" e outras obras do próprio Picasso e entender melhor o processo de criação da pintura.


Endereço da página:

Links no texto: