Folha de S. Paulo


Fuga em curso de Edward Snowden já virou curta

Um técnico de informática da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos deixa seu cargo no Havaí. Dá adeus à namorada e embarca para Hong Kong.

Dias depois, ele vaza documentos revelando que o governo americano monitora secretamente milhões de telefones, sites e e-mails.

Hollywood busca geração internet com filmes sobre hackers e ciberativistas

A CIA pede sua prisão em território chinês, mas as autoridades locais fazem vista grossa e o técnico escapa em um avião para Moscou, onde, acredita-se, ele está na área de trânsito do aeroporto, esperando por asilo ou extradição.

Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress

A história, repleta de locações e suspense, é um prato cheio para Hollywood. Mas um cineasta em Hong Kong saiu na frente e lançou um curta sobre o caso Edward Snowden, o tal técnico de informática, o homem mais procurado do mundo.

"Verax", de Edwin Lee, diretor da Fallout Media, encena a passagem de Snowden por Hong Kong.

Vídeo

Filmado em quatro dias, com atores amadores e por US$ 540 (R$ 1.218), o filme pode ser visto de graça na web.

"Decidimos fazer o curta para chamar a atenção do mundo para Snowden e para Hong Kong. Não filmamos cenas de tiros e perseguição, porque usamos só fatos", conta Lee à Folha, não escondendo sua fascinação pelo personagem.

"Esses sujeitos não são super-heróis. São pessoas simples e vulneráveis, perfeitas para um filme."

OUTROS HERÓIS

Snowden é o homem do momento, mas Steve Jobs, o cocriador da Apple, morto em 2011, ainda é o personagem tecnológico na moda.

Em janeiro, o longa "Jobs", com Ashton Kutcher no papel principal, foi exibido no Festival de Cinema de Sundance.

A biografia não autorizada, que dramatiza o início da carreira do empresário, entra em circuito nos EUA e no Brasil em setembro -o filme baseado na biografia oficial está sendo escrito por Aaron Sorkin ("A Rede Social"), mas não tem data de estreia.

Quem se interessar por uma visão mais liberal de Steve Jobs pode encomendar o DVD da comédia "iSteve", que foi lançada na Internet de graça, em maio passado, e virou alvo dos críticos americanos.

O cinema documental também vira suas câmeras para os heróis da nova geração.

Vários longas tentam jogar luz em personagens polêmicos e revolucionários.

"The Internet's Own Boy" é sobre Aaron Swartz, acusado de roubos de estudos online que se matou durante o processo aos 26 anos.

Shawn Fanning, criador do Napster, programa de troca de MP3 que mudou a música, é o protagonista de "Downloaded", em cartaz nos EUA.

E o trio de fundadores do Pirate Bay, fonte de pirataria na internet, é tema de "TPB AFK", que pode, claro, ser visto de graça na Internet. (RODRIGO SALEM)


Endereço da página:

Links no texto: