Folha de S. Paulo


Lou Reed diz que Kanye West 'pede para ser atacado' em novo disco

O ex-líder da banda Velvet Underground, Lou Reed, fez uma crítica do disco "Yeezus", novo trabalho do rapper Kanye West, e disse que a obra é um "pedido" de Kanye para que as pessoas o ataquem.

O texto foi publicado no site "The Talkhouse" e traz a visão de Reed sobre um dos discos mais discutidos do ano.

De acordo com o músico, Kanye "aparentemente insinuou em entrevista ao 'New York Times' que 'My Beautiful Dark Twisted Fantasy [disco anterior do rapper, lançado em 2010] serviria para compensar todas as porcarias estúpidas que ele já fez". Por isso, "com esse álbum, ele diz 'agora que vocês gostam de mim, eu vou fazer vocês desgostarem. É um desafio. É um jeito de se gabar. Axl Rose [líder dos Guns 'n Roses] já fez isso também, várias pessoas fizeram."

Danny Moloshok/Reuters
O rapper Kanye West, que lançou "Yeezus" em 18 de junho
O rapper Kanye West, que lançou "Yeezus" em 18 de junho

Para Reed, com canções como "I Am A God" (em português, "eu sou um deus"), Kanye está "implorando para ser criticado".

O disco "Yeezus", bastante aguardado após o sucesso de pública e crítico do último álbum do rapper, estreou em primeiro na lista da "Billboard", com 327 mil cópias vendidas em sua primeira semana.

Reed, 71, reconheceu a qualidade das letras de "Yeezus", embora o tenha feito de maneira sarcástica.

"Muitas das letras parecem a mesma velha m...Talvez porque ele tenha inventado muitas delas em cima da hora. Mas é a energia atrás delas, a agressividade. Normalmente as letras de Kanye que eu gosto são engraçadas, e ele é muito engraçado aqui."

Por fim, conclui o músico, com seu novo disco, o rapper está tentando "manter seu crédito das ruas mesmo tendo se tornado tão popular".

Curiosamente, em 2010, Lou Reed disse em entrevista à revista "Spin" que jamais gostou de críticos musicais e que continuava não gostando.


Endereço da página:

Links no texto: