Folha de S. Paulo


Com 'A Sagração da Primavera', Balé da Cidade celebra seus 45 anos

O coreógrafo argentino Luis Arrieta acaba de encerrar a remontagem da coreografia "A Sagração da Primavera" (1913) para o BCSP (Balé da Cidade de São Paulo). Responsável por uma versão criada em 1985, ele conta que continua impressionado com o poder da obra centenária.

"Ela permanece extremamente atual. Fala da morte como potencial de renascimento. Remontar é mais trabalhoso do que fazer um balé novo, mas tento não mumificar os movimentos que usei e sim manter a intenção deles", conta.

A obra musical de Igor Stravinsky coreografada por Vaslav Nijinsky estreou em 29 de maio de 1913 no Théâtre dês Champs-Elysées, em Paris, e causou furor por sua estranheza rítmica e sua coreografia repleta de movimentos fora dos padrões da época.

O balé, que já ganhou versões de Pina Bausch, Martha Graham, Maurice Béjart e Oscar Araiz, entre outros, faz parte da agenda de comemorações dos 45 anos do Balé da Cidade, atualmente dirigido por Iracity Cardoso.

PROGRAMA DUPLO

No programa que estreia nesta quinta (4) no Theatro Municipal de São Paulo, a companhia também apresenta "Uneven", do catalão Cayetano Soto, que já coreografou "Canela Fina" (2008) para o BCSP.

Sylvia Masini/Divulgação
Balé da Cidade de São Paulo em cena de 'Uneven', coreografia do catalão Cayetano Soto
Balé da Cidade de São Paulo em cena de 'Uneven', coreografia do catalão Cayetano Soto

Criada em 2010 para a companhia americana Aspen Santa Fe Ballet, "Uneven" surgiu durante as inúmeras viagens a trabalho de Soto e trata da sensação de estar fora do eixo.

O coreógrafo conta que chegava a acordar em hotéis e, por alguns segundos, não sabia ao certo em qual cidade estava: "Essa sensação me causava um furacão interno, que moveu a criação com muita intensidade. Cheguei a romper o tendão de Aquiles durante os ensaios, mas voltei a coreografar três dias depois em uma cadeira de rodas".

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO
'A Sagração da Primavera' e 'Uneven'
ONDE Theatro Municipal (Praça Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 0/xx/11/3397-0300. Bilheteria: 0/xx/11/3397-0327).
QUANDO 4 a 7 de julho. De quinta a sábado, às 20h; domingos, às 11h e 18h.
QUANTO R$ 20 a R$ 60.


Endereço da página: