Folha de S. Paulo


Escritor norueguês Karl Ove Knausgård cancela vinda ao país na véspera da Flip

O escritor norueguês Karl Ove Knausgård cancelou sua participação na 11ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece desta quarta (dia 3) a domingo (dia 7).

A organização informou nesta tarde que o autor não virá ao país "por motivos pessoais".

Em maio Knausgård lançou no Brasil seu romance autobiográfico "A Morte do Pai" (Companhia das Letras), best-seller na Noruega, em que retrata de forma depreciativa seus familiares.

Knausgård faria palestra na sexta (5/7), às 17h15, ao lado do americano Tobias Wolff. Para seu lugar irá o mexicano Juan Pablo Villalobos.

Ingressos para a mesa de Knausgård continuam valendo. Quem optar pelo reembolso deve procurar o site Ingresso Rápido pelo telefone 4003-2051 (número nacional).

Villalobos é autor de "Festa No Covil" (Companhia das Letras), elogiado romance de estreia que narra o mundo do narcotráfico pelos olhos de um garoto de idade indefinida, filho de um poderoso traficante.

Knausgård também falaria neste sábado (6/7) na Casa Folha em Paraty. Juan Pablo Villalobos novamente substituirá o norueguês.

O norueguês não foi o único convidado internacional da Flip a cancelar sua participação.

Na semana passada, o escritor francês Michel Houellebecq, apontado como o principal nome da feira literária, também alegou problemas pessoais ao declinar do convite. Em 2011, Houellebecq também já havia confirmado e depois cancelado a vinda à Flip.

No lugar da mesa do francês, às 19h30 de sábado, a Flip organizou um debate T.J. Clark, Vladimir Safatle e Tales Ab'Saber sobre as manifestações no Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: