Folha de S. Paulo


Diretor de palco inusitado do Rock in Rio diz unir George Benson e Ivan Lins com "amor"

O palco Sunset do Rock in Rio 2013 --que acontece entre os dias 13 e 22 de setembro, no Rio, e já tem ingressos esgotados-- inclui artistas que poderiam estar no principal espaço do festival. Na lista, estão nomes como Rob Zombie, Zé Ramalho, Offspring, Maria Rita, Sepultura e Ben Harper, que irão tocar durante o dia, a partir das 14h40. Alguns deles, juntos.

José Ricardo Santana de Farias --conhecido como Zé Ricardo-- é o diretor artístico do palco Sunset desde 2007. Cantor, compositor e músico carioca de experiência profissional multifacetada na área musical, ele teve a tarefa de promover encontros como o do guitarrista americano George Benson com Ivan Lins e o de Zé Ramalho com o Sepultura --que já se encontraram dez anos atrás para gravar uma música para o filme "Lisbela e o Prisioneiro".

Além de gravar discos solo, compor trilhas sonoras para cinema e teatro e ter integrado o grupo Fibra ao lado de Davi Morais, também atuou como diretor artístico de eventos como o Vivo Open Air entre 2003 e 2005. "Sou muito inquieto, gosto de diversificar minhas áreas de atuação", explica.

Avener Prado/Folhapress
Zé Ricardo, 42, diretor artistico do palco Sunset, que contará com grandes nomes no próximo Rock in Rio
Zé Ricardo, 42, diretor artistico do palco Sunset, que contará com grandes nomes no próximo Rock in Rio

Após cantar no Rock in Rio Lisboa em 2006, Zé Ricardo recebeu o apoio do astro do rock português Rui Veloso e o convite da empresária Roberta Medina, responsável pelo festival em Portugal, para incrementar o palco no qual atuou, então intitulado Hot Stage.

"A maior dificuldade era o fato de a programação ser realizada de dia. De cara vi que o nome deveria ser mudado e surgiu a ideia de Sunset. Meu projeto era apostar em grandes nomes ocupando palcos teoricamente secundários e com shows inéditos".

O sucesso do grupo português Buraka Som Sistema, na edição 2008, lhe valeu a confiança do idealizador e produtor do Rock in Rio, o empresário Roberto Medina. No entanto, o maior desafio ocorreu mesmo em 2011, quando o evento voltou ao Rio.

"Fazer o Sunset no Brasil foi muito difícil. Eu me sentia aquele cara que fica pregando a Bíblia na rua e ninguém entende, ninguém dá bola. O Sepultura foi o primeiro grupo grande que apostou em participar. Depois, Joss Stone e Mike Patton (do Faith No More) me ajudaram a viabilizar o projeto".

AMOR

O resultado agradou tanto que Zé Ricardo disse ter recebido um orçamento três vezes maior para concretizar a programação na edição 2013 do Rock in Rio brasileiro. "Você não pode ter medo de apostar. Tive a ideia de juntar o Ivan Lins e o George Benson como homenagem ao primeiro Rock in Rio (de 1985), por exemplo. Mostrei a ele e a aprovação foi imediata."

Zé Ricardo explica que os produtores internacionais costumam ser resistentes a encontros como esse, mas o fato de ser músico e ter experiência em tantos projetos o ajudou a quebrar barreiras.

"É um trabalho de convencimento. Todos ficam desconfiados no início, mas, com amor, muita dedicação e sem arrogância, a gente consegue superar."

Para o diretor, há um outro elemento que ajuda a tornar o palco Sunset ainda mais atrativo para os artistas. "O backstage do Sunset é colocado de uma forma que deixa o artista incentivado a não ficar fechado no seu camarim. Existem espaços para jam sessions e sempre rolam contatos entre os artistas, algo que não acontece no Palco Mundo".

"Os shows no Sunset têm de emocionar, é preciso rolar uma afinidade entre os músicos", diz.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO PALCO SUNSET
13/9 (sexta-feira) - Living Colour + Angélique Kidjo
14/9 (sábado) - The Offspring
15/9 (domingo) - George Benson + Ivan Lins
19/9 (quinta-feira) - Rob Zombie
20/9 (sexta-feira) - Ben Harper + Mussel White
21/9 (sábado) - Gogol Bordello + Lenine
22/9 (domingo) - Sepultura + Zé Ramalho


Endereço da página: