Folha de S. Paulo


Irmãos redefinem infância da Turma da Mônica

Ao receberem, em fevereiro de 2011, a missão de narrar uma história inédita com Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, os irmãos mineiros Vitor e Luciana Cafaggi imaginaram que seria simples.

"Temos tanta intimidade com esses personagens que nos pareceu tranquilo desenvolver uma aventura deles", diz Vitor, 35, sobre as figuras icônicas criadas por Mauricio de Sousa há 50 anos.

Às vésperas do lançamento do especial "Turma da Mônica: Laços", segundo volume da série "GraphicMSP" (o primeiro, "Astronauta: Magnetar", de Danilo Beyruth, é do ano passado), a dupla sente o frio na espinha.

"Antes de entregar o material finalizado, olhei e pensei: 'Gente, é a Turma da Mônica. Ninguém vai publicar desse jeito!'", relembra Lu, 25.

O "jeito" a que a quadrinista se refere está na liberdade que o diretor de planejamento editorial da Mauricio de Sousa Produções (MSP), Sidney Gusman, lhes deu para uma visão pessoal das criações do artista paulista.

A premissa surgiu na noite do convite. O roteiro foi aprimorado ao longo dos meses com desenhos, linhas narrativas paralelas e flashbacks. "Pensamos numa história que desenvolvesse as relações entre cada personagem de forma mais intimista e afetiva", conta Vitor.

"Laços" se inicia com o desaparecimento de Floquinho, cachorro do Cebolinha, que então se junta aos melhores amigos para uma busca.

A base para as situações veio de filmes juvenis oitentistas como "Os Goonies" (1985) e "Conta Comigo" (1986), referências na formação de Vitor e Lu. "Eles vão precisar de companheirismo para avançar", comenta ela.

DIVISÃO DE TAREFAS
Munidos de técnicas distintas de desenhos, os irmãos dividiram a tarefa de dar corpo visual a "Laços". Vitor fez os traços da narrativa central, enquanto Lu se debruçou nos flashbacks, dando ao álbum claras diferenças de tom, texturas e cores ao longo de suas 68 páginas.

"Mesmo nos dividindo, dávamos palpites no que cada um fazia. Tem intervenções da Lu em desenhos meus, por exemplo", relembra Vitor.

A dupla reflete, fora dos quadrinhos, a ternura que tenta inserir na história. "Confiamos muito no olhar do outro, somos parecidos no que buscamos", destaca Lu.

Os dois se encontraram com Mauricio de Sousa após "Laços" estar pronta. Com a HQ nas mãos, o "pai" da Turma da Mônica se mostrou entusiasmado e chamou o trabalho de "uma belezinha".

"Ele disse que nunca tinha visto os personagens daquela forma", conta Vitor, com tímido orgulho e a sensação de missão cumprida.

"TURMA DA MÔNICA: LAÇOS"
AUTORES Lu Cafaggi, Vitor Cafaggi
EDITORA Panini
QUANTO R$ 29,90 (82 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: