Folha de S. Paulo


Piranhas, ninjas e sangue falso inundam festival de filme trash

Em um tanque de piranhas, um homem é torturado até perder a mão. Carne, ossos e nervos na tela. Ao lado, um trio dança animado. Música, roupas e cores reproduzem a atmosfera dos anos 1970.

São cenas de "Black Power Jones", do diretor Igor Simões, que, inspirado nos filmes de "blaxploitation" (contração de "black", negro, e "exploitation", exploração, filão surgido nos EUA), acompanha um mestre em artes marciais no combate a mafiosos.

Lutas, tiros, vingança, gangues e sangue são recorrentes nos filmes exibidos de quinta-feira (20) a domingo no festival "Cinema de Bordas", no Itaú Cultural.

Divulgação
Elenco de
Elenco de "Black Power Jones", média-metragem exibido na mostra no Itaú Cultural

A quinta edição da mostra traz 28 filmes de orçamento baixo ou baixíssimo, marcados em geral pelo improviso --que não impede o susto e o riso, seja em horror, western, drama ou comédia.

O riso vem fácil nos quatro episódios da série "Tropa Zumbite", que têm um tanto de "Hermes e Renato" e outro de "Pânico na TV". A série traz a luta dos heróis Cão Vadio e Chocolate contra uma epidemia de dengue zumbi que assola o Rio de Janeiro.

Texto rápido, boas atuações --relativamente, já que trata-se de um festival amador-- e ironia em relação ao mundo pop e aos blockbusters compõem a série, dirigida pelo designer e animador Michel Anthony Klafke, 34. Desde 1998, ele produz vídeos de "horror galhofa", inspirado nos filmes da franquia "Pânico".

Na série apresentada ao longo do festival, Klafke diz ter gasto R$ 500 em figurinos, sangue falso e efeitos visuais. Os atores são seus pais, amigos, ex-namoradas e namoradas de amigos. "O pessoal acaba lendo o roteiro e as falas só na hora de gravarmos", diz.

Se os nomes dos diretores e elenco ainda não causam um estalo fora do meio do cinema independente ou trash, a oportunidade é boa para se perder pelas sinopses e títulos impagáveis como "Linguinha, the Killer", "O Ninja do Gueto contra o Coronel Mané" e "O Sacrifício de Julia Fake".

CINEMA DE BORDAS
QUANDO de quinta (20) a domingo
ONDE Itaú Cultural (av. Paulista, 149; tel.: 0/xx/11/2168-1777)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO variada (programação em itaucultural.org.br )


Endereço da página:

Links no texto: