O álcool é ligado à inspiração para escrever desde que o mundo é mundo.
Ou, pelos menos, desde que a história cultural do Ocidente começou a ser escrita, segundo o historiador Henrique Soares Carneiro, da USP, autor de "Bebida, Abstinência e Temperança na História Antiga e Moderna" (Senac).
Livro 'O Último Copo' levanta o debate sobre a relação entre embriaguez e atividade literária
"Essa relação está presente desde os antigos gregos. Você encontra isso em Platão, quando ele fala no [diálogo] 'Fedro' que há quatro formas de loucuras boas, inspiradas pelos deuses", diz Carneiro.
As loucuras platônicas são a inspiração poética (dada pelas musas), a profética (por Apolo), a erótica (por Afrodite) e a dionísica -a inspiração da embriaguez.
"O tema da inspiração dionísica será encontrado em toda a história do pensamento ocidental. É a ideia da criação como arrebatamento, de que é preciso sair do controle estrito da razão, perder o juízo, dar vazão a uma dimensão pouco acessível do ego", explica o historiador.
Em suas pesquisas para "O Último Copo", Daniel Lins diz ter se surpreendido com o papel do rei Salomão, destacado personagem da Bíblia, como um verdadeiro sábio em assuntos etílicos.
"Há nos textos dele indícios importantíssimos para compreender o que é um alcoólatra, alguém que entra em parafuso quando começa a não ter mais o álcool. Ele era adicto e já entendia tudo, inclusive usava o 'amanhã vou parar de beber'."