Folha de S. Paulo


Gravadora lança formato com áudio de Blu-ray

O interesse por formatos de áudio com qualidade cada vez melhor não se resume a especialistas. Com uma demanda crescente por parte de um público leigo, as novidades do mercado se sucedem.

A última delas é o chamado "High Fidelity Pure Audio" (áudio puro de alta fidelidade, em tradução livre), anunciado neste mês pela Universal Music francesa. O novo formato traz discos com áudio de Blu-ray, sem a compressão das ondas sonoras, criticada no MP3.

Músicos elegem CD como melhor formato

Com o áudio não comprimido, o novo formato apresenta uma qualidade em alta definição (com 24bit/96khz), a mesma com que trabalham os estúdios autorizados pela Apple. Ambas são superiores à qualidade do MP3, geralmente com 16bit/48khz.

Ao anunciar o novo formato, o presidente da Universal francesa, Pascal Nègre, disse que "pela primeira vez, vamos ouvir o que o artista ouviu quando criou seu trabalho no estúdio".

Os testes da gravadora começaram no ano passado, com "Monkey Me", da cantora Mylène Farmer, com o áudio de Blu-ray, que vendeu 70 mil cópias.

Agora, a Universal oferece um catálogo em alta definição com 36 artistas. Entre eles, Bob Marley, Nina Simone, Miles Davis, Quincy Jones e Stevie Wonder.

O único brasileiro na lista é João Gilberto, com "Getz/Gilberto". Conhecido pelo perfeccionismo em relação à remasterização de seus álbuns, o músico completa 82 anos amanhã.

Procurada pela reportagem, a mãe da filha caçula de João e empresária dele, Claudia Faissol, não retornou as ligações para comentar o lançamento.


Endereço da página:

Links no texto: