Folha de S. Paulo


Crítica: Narrador fraco não prejudica trama sobre técnico de futebol

Acompanhando a ficção recente, percebemos que alguns escritores voltaram a valorizar a peculiaridade da "voz" do protagonista, cujo paradigma brasileiro mais relevante é Riobaldo.

Nessa vertente, "O Último Minuto" nos apresenta o missioneiro Yannick Nasyaniack, descendente de russos e alemães, "mistura do Sul com estepes", técnico de futebol de um time carioca que, após dez anos foragido, entrega-se para expiar um assassinato. Homem da roça de feição mais arcaica, na prisão tenta entender sua passagem para a esfera urbano-globalizada.

Marcelo Backes, em seu terceiro romance, propõe-se um desafio digno de um craque: não ouvimos a "voz" de Yannick diretamente, mas filtrada (retocada, ele admite) por outro personagem (um seminarista), que acha tudo "estranho" no espécime que tem diante de si, e só aos poucos vai decifrando seus códigos de conduta e linguagem.

Bel Pedrosa/Companhia das Letras/Divulgação
Marcelo Backes, escritor, em seu apartamento no Rio de Janeiro
Marcelo Backes, escritor, em seu apartamento no Rio de Janeiro

Essa mediação permite que as diatribes com relação ao estado do mundo e veleidades intertextuais fluam na narrativa, sem que se quebre a força do relato de Yannick, ou João, o Vermelho, que é grosso, truculento, passional, mas também manhoso.

Nem sempre funciona. Às vezes, o discurso generalizante degringola para a panorâmica didático-moralista.

O maior reparo a se fazer, porém, é que, quando o autor gaúcho esclarece as motivações para seu narrador encetar tão estúrdio relacionamento com o atormentado técnico homicida, não consegue fazer com que ele se torne convincente para o leitor, permanecendo como um ser abstrato, que está ali para representar a impotência do herói.

O "diálogo" entre as instâncias narrativas é muito bem realizado, mas não entre os dois seres que as encarnam (o sentimento de filiação me parece forçado).

Ainda assim, a exegese que o seminarista-escritor faz da "voz" de Yannick (com toda a impureza do processo) é um feito notável e, mesmo com os desequilíbrios apontados, "O Último Minuto" não deixa de ser um baita romance, com o charme adicional de incorporar ousadamente fatos muito recentes da nossa história.

ALFREDO MONTE é doutor em teoria literária pela USP, e criador do blog MONTE DE LEITURAS (www.armonte.wordpress.com ).

O ÚLTIMO MINUTO
AUTOR Marcelo Backes
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 38,50 (224 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página:

Links no texto: