Folha de S. Paulo


Selo de Maria Bethânia lança filme sobre Nana Caymmi

O atraso em homenagens parece perseguir Nana Caymmi ultimamente. O primeiro aconteceu no ano passado, quando a EMI lançou uma caixa com discos antológicos da cantora um ano depois da data prevista para prestar tributo aos seus 70 anos.

Agora é a vez do documentário "Rio Sonata", do francês Georges Gachot, ser lançado em DVD três anos após ter estreado nos cinemas.

A obra só agora chega às lojas porque, segundo Nana, o cineasta teve problemas com direitos de imagem. "Ele fez a merda, depois teve que consertar porque existem direitos de imagem. Demorou bastante a sair, eu já estava p... da vida", reclama a cantora.

O filme, que traz imagens de arquivo de Nana interpretando 31 músicas, marca uma reaproximação profissional dela com Maria Bethânia --o DVD está sendo lançado agora pelo selo Quitanda, de Bethânia, com distribuição da Biscoito Fino.

Tomás Rangel/Folhapress
Maria Bethânia e Nana Caymmi na sede da gravadora Biscoito Fino, no bairro de Humaitá, no Rio
Maria Bethânia e Nana Caymmi na sede da gravadora Biscoito Fino, no bairro de Humaitá, no Rio

A reaproximação das duas é apenas profissional, já que ambas se conhecem há quase cinco décadas e, ao longo do tempo, mantêm uma relação de admiração. Exemplos disso são os telefonemas entre as duas, em que Nana faz papel de "rádio de Bethânia".

"Ela me liga e saio cantando. Sou o rádio da Bethânia, sempre fui", brinca Nana.

As duas se ouviram pela primeira vez em 1966. Bethânia viu Nana interpretar "Saveiros", com a qual ganhou o Festival Internacional da Canção. Já a filha de Dorival Caymmi ouviu a cantora de Santo Amaro da Purificação (BA) defender "Beira Mar".

Bethânia diz que o impacto se deu em 1975, quando escutou "Medo de Amar", na voz de Nana. "Ali, entendi tudo da música brasileira: Villa-Lobos, Tom Jobim, o pai dela. É a melhor gravação do mundo. Nana está acima de todas", diz Bethânia.

SEM MOVIMENTO

Durante a entrevista, Nana relembrou trechos do documentário, como quando diz nunca ter feito parte de nenhum movimento musical.

"Quando esculhambei a Tropicália, não sabia o que queria dizer. Era uma bobagem, eles numa merda franciscana, aquele grupo reunido para nada, como aconteceu com a bossa nova", diz Nana diante de Bethânia, que ri e comenta: "Ela é maluca".

"Meu movimento sou eu mesma. O intérprete não pode ter movimentos, senão se f... no outro dia", completa.

DORIVAL E VINICIUS

Além do DVD, ambas falam de projetos. Chegam até a brincar sobre a gravação de um álbum. "Quero fazer um disco que vai ser assim: Nana e Bethânia, ela canta e eu ouço", diverte-se Bethânia.

Para este ano, elas têm em vista trabalhos que envolvem compositores centenários. Bethânia foi convidada para homenagear Vinicius de Moraes, que faria cem anos em outubro. Ela vai dividir uma faixa com Seu Jorge e Erasmo Carlos em projeto relacionado à obra infantil do poeta.

Já Nana prepara tributo ao centenário de seu pai --comemorado em 2014-- em disco com Dori e Danilo Caymmi. "Parece que o disco sai neste mês. Quero um DVD também para o centenário do Dorival."

Após a homenagem, Nana se prepara para deixar os palcos. Em 2012, ela anunciara sua aposentadoria, mas voltou atrás. "Ela [a aposentadoria] existe, só estou esperando os cem anos de Caymmi. Não vou largar meus irmãos nessa sozinhos", diz Nana.

O jornalista LUCAS NOBILE viajou a convite da Biscoito Fino.

RIO SONATA
DIREÇÃO Georges Gachot
DISTRIBUIDORA Quitanda/Biscoito Fino
CLASSIFICAÇÃO não informada
QUANTO R$ 41, em média


Endereço da página: