Folha de S. Paulo


Cineasta Jim Jarmusch vai dirigir filme sobre grupo punk The Stooges

O cineasta Jim Jarmusch dirigirá um filme sobre a banda punk The Stooges, uma das mais importantes do movimento punk stados Unidos, durante a década de 1970.

Liderado por Iggy Pop, que já trabalhou com o diretor no curta "Coffee and Cigarettes 3" e em "Dead Man", ambos de 1995, e pelos irmãos Ron (guitarra) e Scott (bateria) Asheton, o grupo criou clássicos da música como "The Stooges" (1968) e "Fun House" (1970), mas foi semidevastado pela heroína com poucos anos de atividade.

"Iggy Pop me sugeriu fazer o filme. Ele me falou: 'Eu não estarei aqui para sempre, você sabe, não é?'. Então decidi começar o projeto", contou Jarmusch à Folha.

Por causa da crise econômica, no entanto, a cinebiografia pode levar algum tempo. "Não sei o que está acontecendo, sério. Eu não consegui vender o projeto nos Estados Unidos, então fui para a Inglaterra. Lá, toparam financiar, mas pediram para ter controle sobre a montagem. Eu não topei", reclama o diretor, que demorou sete anos para lançar "Only Lovers Left Alive", filme de vampiros que passou na mostra competitiva no Festival de Cannes, encerrado neste domingo (26).

Alberto Pizzoli/AFP
O diretor Jim Jarmusch chega para a exibição de
O diretor Jim Jarmusch chega para a exibição de "Only Lovers Left Alive", em Cannes, no sábado (25)

"Talvez eu coloque no Kickstarter [site de financiamento particular] para ver o que acontece, mas ainda tenho alguma munição. O problema é não tenho mais grana para manter a pré-produção. Semana passada, eu gastei US$ 30 mil do meu próprio bolso para filmar Scott [Asheton] em sua casa, falando sobre a carreira. Mas eu não tenho mais dinheiro", explica o diretor.

Jim Jarmusch é um dos diretores mais cultuados do cinema, seis vezes indicado a Palma de Ouro, vencedor da Caméra D'Or em 1984 por "Estranhos no Paraíso", e autor de filmes como "Flores Partidas" (2005) e "Ghost Dog" (1999). Ele também dirigiu o documentário "Year of the Horse", sobre a turnê de Neil Young and the Crazy Horses em 1997.

Um outro filme sobre Iggy Pop, mas passado depois de sua saída do Stooges --quando foi trabalhar com David Bowie--, está sendo preparado em Berlim para 2014.


Endereço da página: