Folha de S. Paulo


Tia de Angelina Jolie morre de câncer de mama

A norte-americana Debbie Martin, tia de Angelina Jolie, morreu de câncer de mama no último domingo (26), informou um hospital da Califórnia, quase duas semanas após a atriz ter anunciado que passou por uma mastectomia dupla por ter herdado um alto risco de câncer de mama.

Angelina Jolie: minha escolha médica
Reconstruir seios para prevenir câncer pode trazer riscos
Rita Lee e Sharon Osbourne também fizeram mastectomia

Debbie, irmã mais nova da mãe de Jolie, morreu aos 61 anos no hospital Palomar Medical Center, em Escondido, perto da cidade de San Diego.

O viúvo, Ron Martin, disse à emissora britânica Sky News que sua mulher tinha o mesmo gene defeituoso BRCA1, como Angelina Jolie.

A mãe de Jolie, Marcheline Bertrand, também foi diagnosticada com câncer de mama e morreu em 2007, aos 56 anos.

Em 14 de maio, a atriz revelou em um artigo no jornal "The New York Times" que havia se submetido a uma mastectomia dupla e disse esperar que sua história inspirasse outras mulheres que enfrentam a doença.

Jolie, de 37 anos, escreveu que passou pela operação, em parte, para tranquilizar seus seis filhos que ela não morreria de câncer como sua própria mãe.

"Muitas vezes falamos de 'mãe da mamãe', e eu me vejo tentando explicar a doença que a levou para longe de nós. Eles perguntaram se o mesmo poderia acontecer comigo", escreveu. "Eu sempre lhes disse para não se preocupar, mas a verdade é que eu carrego um gene 'defeituoso'."

A atriz, que ganhou o Oscar de coadjuvante por seu papel no filme de 1999 "Garota, Interrompida", disse que optou pela cirurgia depois que seus médicos estimaram que ela tinha 87% de risco de câncer de mama e 50% de risco de câncer de ovário, devido a uma mutação genética herdada da mãe.


Endereço da página:

Links no texto: