Folha de S. Paulo


Billy Cox leva o rock e a "experiência Jimi Hendrix" à Virada

A tarefa era dura: substituir o lendário guitarrista norte-americano Leslie West, 69, que tocou no Festival de Woodstock de 1969, e cancelou a apresentação na Virada Cultural por motivos de saúde.

Mas o primeiro grande show internacional da Virada Cultural não deixou por menos. Outro grande nome do rock foi escalado: o baixista norte-americano Billy Cox, 71, último músico vivo a ter integrado as bandas de Jimi Hendrix (1942-1970), entre 1969 e 1970, e a Band of Gypsys, com Buddy Miles.

Com as participações do guitarrista brasileiro Edgard Scandurra, ex-Ira!, e da cantora Taciana Barros, Cox trouxe ao palco São João cerca de uma hora e 20 minutos do repertório de sua Experience Hendrix Tour, projeto que relembra o legado do guitarrista.

Scandurra subiu ao palco após a terceira música, quando o vocalista e guitarrista da banda de Cox tocou seu instrumento com os dentes.

"Se eu soubesse que um dia tocaria com Billy Cox teria tido uma vida muito mais feliz", afirmou Scandurra ao público, pouco antes de ter de trocar a guitarra por algum defeito técnico.

"Faltou um pouco de volume nas guitarras, só nas últimas duas músicas que o aumentaram", disse Atílio Grechi, 49, produtor, que estava na plateia.

Com um repertório composto em sua maioria por canções de Jimi Hendrix, foi "Johnny B. Goode", de Chuck Berry, a música que mais empolgou o público.

Na segunda apresentação da noite do palco São João, havia maior concentração de pessoas e mais empurra-empurra. Nas laterais do palco se formaram corredores por onde as pessoas atravessavam a avenida São João em direção ao largo do Arouche.

O aposentado José Pereira dos Santos, 71, que veio à Virada Cultural para ver a uma apresentação de balé da neta, teve a carteira furtada enquanto tentava atravessar a região.

"Falei pra ele que, quando começa o empurra-empurra, tem que segurar a carteira. Eu segurei minha bolsa e não fui roubada", disse sua mulher.


Endereço da página:

Links no texto: