Folha de S. Paulo


Crítica: Trama carregada de mordacidade narra crise financeira e moral

Matt Prior está na pior. Aos 46, o jornalista de carreira promissora e dinheiro no banco caiu num buraco.

Confiou numa ideia que julgava genial --criar um site de análise financeira em verso-- e pediu demissão de um emprego estável no jornal.

Em pouco tempo, perdeu tudo. Está falido e prestes a perder a casa, onde mora com a mulher, Lisa, os dois filhos e o pai, que sofre de demência e passa os dias vendo TV.

Harper Collins/Bloomberg
O escritor Jess Walter
O escritor Jess Walter

Pior: Matt desconfia que Lisa está tendo um caso com um antigo namorado.

"A Vida Financeira dos Poetas", de Jess Walter, é uma espécie de "Inferno" de Dante para a geração arruinada pela crise financeira de 2008 e pela crise da mídia.

Matt Prior, o personagem principal do romance lançado pela Benvirá, tem dificuldade para entender como caiu em um buraco profundo assim de maneira tão rápida.

Narrado em primeira pessoa e marcado por um tom mordaz e irônico, o livro conta a queda de Matt e sua tentativa de se levantar --a qualquer preço.

A poucos dias de perder a casa por falta de pagamento da hipoteca, Matt tem um encontro casual com alguns jovens que ganham a vida vendendo maconha. Impressionado com os lucros do empreendimento, o jornalista decide tentar a sorte no perigoso ramo de venda da erva.

Enquanto relata sua nova vida de fora da lei, Matt lembra os acontecimentos que o levaram àquele ponto.

A descrição do processo de demissões no jornal em que trabalhava seria muito engraçada, se não fosse tão triste e realista. O mesmo acontece quando Matt descreve os desastrados investimentos financeiros que fez, antes de ter boa parte de suas economias ceifada pela crise econômica de 2008.

LIVRO PODE VIRAR FILME

Jess Walter tem 47 anos, escreveu seis romances e dois livros de não ficção. É jornalista e trabalhou para a revista "Newsweek" e o jornal "The Washington Post".

Em "A Vida Financeira dos Poetas", ele consegue criar um texto carregado de ironia, mas que mantém um certo tom de ingenuidade e doçura.

Não é daqueles livros que "piscam" para o leitor a toda hora, como boa parte da ficção cômica atual, mais preocupada em demonstrar a erudição pop do autor do que em contar boas histórias.

Parece que Hollywood está de olho no livro. O comediante Jack Black interpretaria Matt Prior em um filme que seria dirigido pelo inglês Michael Winterbottom ("A Festa Nunca Termina"). Aguardamos ansiosamente.

A VIDA FINANCEIRA DOS POETAS
AUTOR Jess Walter
EDITORA Benvirá
TRADUÇÃO Paulo Reis
QUANTO R$ 39,90 (352 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página:

Links no texto: