Folha de S. Paulo


"Exorcizei o menino de 14 anos que vivia em mim", diz Rafael Cortez

Quando encarou o palco e a coxia do "Got Talent Brasil", em sua estreia na Record e na função de apresentador, o humorista Rafael Cortez, 36, percebeu que, após "cinco anos de 'CQC' e 611 reportagens", a tendência a ser ácido era mais forte do que ele.

Ocorre que acidez em excesso não convém a um concurso de talentos "em que o cara está ali para dar tudo de si e, às vezes, não quer ouvir piadinha", diz ele. Para domar o ímpeto insolente de Cortez, a diretora do programa, Fernanda Telles, sugeriu um remédio amargo.

Entre as gravações da atração, o apresentador fez uma oficina individual com a preparadora de elenco Fátima Toledo, reconhecida por ótimos resultados e um método impiedoso de obtê-los.

"Antes e depois [dos encontros com Toledo] tudo doía. Eu ia para lá me arrastando e com muita raiva no coração. Mas, enquanto estava lá, fazia tudo o que ela mandava. Se era para gritar, gritava; se era para gemer, gemia."

O resultado da entrega? "Exorcizei o menino de 14 anos que vivia dentro de mim e que não perdia a chance de fazer uma piada de duplo sentido ou de mexer com a gostosa peituda", afirma.

Conservados alguns "elementos 'cqcísticos'" e uma dose de humor em seu DNA, Cortez se considera hoje um apresentador em construção.

"Jamais diria que estou pronto." Mas ele diz e repete que nunca se contenta com menos do que o melhor de si.

"Não tenho filho, não tenho namorada, não tenho mulher, não sei cozinhar, não sei dirigir. Acordo e durmo para trabalhar. Então, isso tem que ser muito bem feito. É tudo o que eu tenho."

Tem também o acerto com a Record de apresentar no segundo semestre outro programa, sobre o qual ele cala. Mas sem ofensas. "É só para não tirar o foco do 'Got Talent'".

Na edição do programa que vai ao ar nesta terça (14), às 23h15, Cortez deixa a coxia, à qual estava contido até aqui, e assume o comando da apresentação no palco. É que o concurso muda de fase --para a etapa decisiva, já com os 48 concorrentes ao prêmio de R$ 200 mil e um automóvel definidos. A final está prevista para junho.

Em sua primeira fase, essa novidade da Record na grade de 2013 não conseguiu se firmar no segundo lugar de audiência no horário, como era sua meta.


Endereço da página:

Links no texto: