Folha de S. Paulo


Viagem de Paul McCartney às canções favoritas de seus pais gera DVD e livro

"Live Kisses (From Capitol Studios, Hollywood)" mostra um Paul McCartney completamente diferente daquele que acaba de passar por Belo Horizonte, Goiânia e Fortaleza cantando seus hits para estádios lotados.

O Paul compositor tira folga neste DVD de luxo que vem acompanhado por um livrinho. Na verdade, das 13 canções que serão vistas ao tocar o DVD, apenas uma é original do ex-Beatle: "My Valentine", que ele escreveu para sua atual mulher, Nancy Shevell.

MJ Kim/Divulgação
Diana Krall e Paul McCartney durante ensaios para o DVD
Diana Krall, diretora musical do projeto, e Paul McCartney nos ensaios para o DVD "Live Kisses (From Capitol Studios, Hollywood)"

As outras são "standards" da música americana da primeira metade do século passado. "Standard" é o nome dado a qualquer canção que fez muito sucesso em sua época, mas é uma nomenclatura em desuso depois dos anos 1960. Ficou, então, como um carimbo para os sucessos das antigas.

A ideia de Paul foi resgatar as músicas que seus pais ouviam no rádio quando ele era criança, nos anos 1940. Desse projeto surgiu o álbum "Kisses on the Bottom", lançado em fevereiro do ano passado.

O disco tinha desde "I'm Gonna Sit Right Down and Write Myself a Letter", que Fats Waller gravou em 1935 e que ganhou uma versão de sucesso com Frank Sinatra nos anos 1950, até coisas ainda mais antigas, como "Bye Bye Blackbird", lançada pelo cantor Gene Austin em 1926.

Na noite de 9 de fevereiro de 2012, Paul voltou ao mítico estúdio Capitol, em Hollywood, onde gravara o disco, para fazer um DVD que registrasse o projeto. Tratou de cantar quase todo o material do álbum, acompanhado por músicos veteranos da pesada. No comando, a pianista e cantora Diana Krall, diretora musical da empreitada.

O time estelar de instrumentistas tinha como destaque a própria Diana ao piano e John Pizzarelli na guitarra. Quem deu as caras no estúdio foi um velho "comparsa" de Paul, o baterista gordinho e carismático Abe Laboriel, que tem acompanhado o ex-Beatle em todas as recentes turnês pelo Brasil.

O DVD traz várias declarações de Paul e dos envolvidos no projeto. Mas a grande atração "alternativa" do produto é o livrinho que embala o disco. Reúne fotos incríveis da grande noite musical e uma longa, bem longa e divertida, conversa de Paul com o cantor e amigo Elvis Costello (não por coincidência, marido de Diana).

Os dois roqueiros veteranos falam de rock, músicas antigas, grandes estúdios e turnês, num delicioso bate-papo para fãs.

"Live Kisses (From Capitol Studios, Hollywood)" mostra um Paul um tanto diferente, brincando de "crooner". Mas sempre fascinante.

LIVE KISSES (FROM CAPITOL STUDIOS, HOLLYWOOD)
ARTISTA Paul McCartney
GRAVADORA ST2 Music/Eagle Vision
QUANTO R$ 85
AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página:

Links no texto: